O SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO) informa que na última quarta-feira, 10 de julho, foram recuperadas, pela Polícia Federal, 16 peças históricas que haviam sido furtadas do acervo do espaço no dia 15 de junho. Apesar de não terem valor comercial, os itens têm inestimável valor cultural e são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Um canivete que também foi furtado já havia sido recuperado no dia do fato. O autor do crime continua preso e o caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal.
Nesta sexta-feira, 12 de julho, as peças, que serão analisadas por técnicos da instituição, foram entregues pela Polícia Federal à diretoria do Museu. Aquelas que necessitaram de reparos, serão restauradas pela própria equipe do MAO. A expectativa é que o patrimônio retorne à exposição na próxima semana.
O SESI Museu de Artes e Ofícios destaca ainda que, desde o ocorrido, tem buscado alternativas para reforçar a segurança do espaço, com a modernização do sistema eletrônico de monitoramento e o alinhamento de estratégias de inteligência junto à Guarda Municipal de Belo Horizonte.
Imprensa FIEMG