O Conselho da Micro e Pequena Indústria da FIEMG promoveu, nesta terça-feira (11), a primeira reunião de 2025. O encontro, realizado na sede da Federação, em Belo Horizonte, reuniu empresários e representantes do setor para discutir temas estratégicos para o desenvolvimento das micro e pequenas indústrias mineiras ao longo do ano.
A abertura foi conduzida pelo presidente do Conselho, Alexandre Mol, que destacou a importância do planejamento conjunto e do fortalecimento da representatividade dessas empresas. “As micro e pequenas indústrias são fundamentais para a economia do estado. Queremos promover debates e ações que visam criar um ambiente mais favorável para o crescimento e inovação no setor”, afirmou. Ele lembrou, ainda, da criação da Medalha do Mérito Industrial 2025 – Destaque Micro e Pequena Indústria, a ser entregue no próximo Dia da Indústria.
Durante o encontro, Thadeu Neves, gerente de Projetos para Indústria do IEL-MG, detalhou o Plano de Diretrizes do Conselho, incluindo a agenda anual, a cartilha de orientações, o boletim informativo e outras ferramentas de suporte para os empresários. Juliana Gagliardi, economista da FIEMG, também apresentou um panorama das perspectivas econômicas para 2025, apontando os desafios e oportunidades para o setor industrial. Ela analisou, ainda, as recentes altas das taxas de juros no Brasil. ‘’Diante do cenário de deterioração do Câmbio e das expectativas de inflação desancoradas da meta, a autoridade monetária – O Banco Central – adota uma política contracionista, elevando as taxas de juros para tentar reverter o desequilíbrio monetário’’, explicou.
Outro assunto em pauta foi a análise dos impactos da regulamentação da reforma tributária nas empresas do Simples Nacional. Rita Eliza Costa, gerente de Assuntos Tributários da FIEMG, explicou as mudanças previstas e como elas podem afetar a carga tributária e a competitividade das micro e pequenas indústrias. Além disso, ela detalhou o cronograma do novo sistema tributário, previsto para ser concluído em 2033.
Em seguida, Lucimara Araújo, da Gerência de Educação e Tecnologia do SENAI, falou sobre o fomento ao empreendedorismo nas escolas da instituição, por meio de programas como o Saga SENAI de Inovação e o SENAI Lab, criados com o objetivo de preparar os futuros profissionais para os desafios do mercado.
A reunião foi encerrada com espaço para a palavra aberta, onde os participantes puderam compartilhar experiências, dúvidas e sugestões para as próximas ações do Conselho.
Clique aqui e confira mais fotos da reunião.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG