O poder do propósito no mundo empresarial foi destaque da palestra realizada durante a reunião do FIEMG Jovem nessa terça-feira (14/5), no P7 Criativo, no Centro de Belo Horizonte. O convidado do programa para falar sobre o assunto foi Luciano Tokikawa, empresário, cientista e especialista em neurociência aplicada aos negócios.
Interativo com o público e adotando um discurso eloquente, Tokikawa ministrou o conteúdo com intuito, como ele mesmo disse, de ajudar as jovens lideranças empresariais “a transformar o conhecimento em diferenciação de negócios”. Nesse contexto, o palestrante instigou o público a refletir a respeito de temas, como liderança, mentalidade, humanização, conexão e outros assuntos ligados ao ambiente corporativo.
O palestrante considera que um empresário com “mindset de crescimento” é aquele que “percebe o mundo sob prismas diferentes e treina a mentalidade de modo seletivo, continuado e afetivo”. A mudança de mindset é desafiadora porque, conforme o especialista, “todo comportamento é fruto de memórias”.
Luciano Tokikawa falou também sobre empresas humanizadas que, na visão dele, são geridas a partir de processos coerentes, “contando com as pessoas certas nos lugares certos”. Outro ponto destacado pelo palestrante para os jovens empresários diz respeito à relevância das empresas desenvolverem produtos com potencial de impactar a vida dos seus clientes. Por fim, Tokikawa citou quatro tipos inovação no mercado: a arquitetural, radical, incremental e disruptiva.
O encontro de terça-feira foi conduzido pela diretora de conteúdo do FIEMG Jovem, Thalita Greggio, que substituiu a presidente do programa, Izabella Lages. Os jovens empresários realizaram uma visita guiado no P7 Criativo, hub de economia criativa administrado pela FIEMG, e o case corporativo foi o da Trina Branding, empresa do segmento da comunicação e marketing.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG