A empresária e economista Flávia Gonzaga Costa Chagas, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF) e do Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF), recebeu no dia 25 de outubro, em sessão solene da Câmara dos Deputados, o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2023. O prêmio é concedido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a personalidades cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, para defesa dos direitos femininos e para questões de gênero no Brasil.
Além dela, este ano receberam o diploma a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves; a advogada Leila de Andrade Linhares Barsted; a primeira mulher brasileira eleita prefeita de uma capital (Fortaleza), em 1985, Maria Luiza Fontenele; e a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.
A homenagem
Flávia Gonzaga foi indicada para a homenagem pela deputada federal Delegada Ione, que destacou que ela foi a terceira mais votada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Flávia merece todo o nosso reconhecimento, pois representa a indústria da região e a força da mulher mineira, uma empreendedora que tem um intenso trabalho pelo associativismo, empregabilidade e pelo desenvolvimento de Juiz de Fora região. Sempre preocupada com o coletivo e com as pautas sociais. Um reconhecimento justo a uma mulher aguerrida, determinada, mãe e um exemplo para todos nós por sua trajetória de luta e de trabalho por nosso estado e por nossa gente ”, disse.
A presidente do SIA-JF disse que tem muita honra de ter recebido o diploma de Mulher-Cidadã. “Foram selecionadas no Brasil várias mulheres por indicações de ministras, desembargadoras, deputadas e eu, entre estas, fiquei em terceiro lugar entre as cinco agraciadas. Carlota Pereira de Queiroz foi médica, escritora, pedagoga, uma das primeiras mulheres a atuar na política e defender os direitos da mulher. E hoje eu me vejo como uma protagonista disso também. Porém, em prol da indústria, buscando frentes sociais de desenvolvimento, para agregar valores para a sociedade, na luta pelos direitos da indústria, do pequeno e médio produtor”, declara Flávia Gonzaga.
Ela destaca ainda que a homenagem veio num momento muito interessante de sua vida, em que está assumindo um segundo mandato no Centro Industrial, uma entidade quase centenária, na qual foi a primeira mulher a assumir a presidência. “Não fazemos as coisas em troca de homenagens ou favores, fazemos porque está dentro da gente querer impactar positivamente as vidas, a sociedade e o coletivo. Agradeço principalmente à deputada Delegada Ione por ter sido ela a pessoa que me colocou nessa posição. Meu sentimento é de gratidão e de muita humildade”, disse.
Quem é Flávia Gonzaga
Empresária e proprietária da empresa Condimentos Portuense, fundada em 1984 e fabricante de molhos, temperos e condimentos, Flávia Gonzaga atualmente preside o Sindicato das indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF) e o Centro Industrial de Juiz de Fora (CIJF). Além disso, é conselheira do SENAI, entidade pertencente ao Sistema FIEMG, responsável pela formação profissional de mão de obra para a indústria, prestação de serviços técnicos, tecnológicos, de laboratório e pesquisa aplicada para o setor produtivo.
O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós
O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, criado por meio da Resolução nº 3, de 2003, é destinado a agraciar mulheres que, no país, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.
Com a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), em 2016, a indicação dos agraciados para o Diploma Mulher-Cidadã passou a ser competência desta Comissão.
Quem foi Carlota Pereira de Queirós
Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) foi médica, escritora, pedagoga e política, além da primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal na história do Brasil.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Agência Câmara de Notícias