Belo Horizonte, abril de 2024 – Primeiro hub de inovação no país, com vista panorâmica para a praça Sete, o P7 Criativo recebe diversificada programação de palestras gratuitas voltadas a profissionais da moda durante o 31º Minas Trend. Serão oito palestrantes, no três dias de feira, com temas variados, como tecnologia, marketing de luxo, moda digital, moda circular e empreendedorismo feminino.
No primeiro dia do evento, a agenda no P7 Criativo foi aberta com a palestra “Moda, branding e identidade”, apresentada pelas consultoras de moda Hellen Formaggini e Natália Barros. O conteúdo focou na produção de conteúdo digital para empreendedores da economia criativa, desde lojistas já estabelecidos, até quem começa os primeiros passos para empreender no setor.
Com foco em produção de conteúdo para vendas no Instagram, Hellen e Natália explicaram a importância de conduzir o cliente em uma jornada de compras, dentro do conceito de omnichannel: a tendência do mercado de unificar as multiplataformas on-line e off-line. Elas trataram de temas como posicionamento de marca, storytelling, linha editorial, planejamento de conteúdo, tráfego pago e escalas para feed, stories, reels e lives.
“O papel de uma marca de moda hoje, além do produto criativo, é se conectar com o seu consumidor. Em busca da identificação com as marcas, as pessoas querem cada vez mais consumir empresas e produtos que conversem diretamente com o valor delas”, afirma Hellen, que atua desde 2020 como consultora de projetos e pesquisa em moda e inovação na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
“Mesmo quem aposta no digital não pode ignorar o off-line. Os comerciantes precisam estar atentos em transformar a venda física em uma experiência de compra, desde o momento em que o cliente entra na loja. Precisam também pensar na experiência completa, em longo prazo, para fidelizar o cliente sazonal por meio de estratégias de marketing”, diz a jornalista Natália Barros, com especialização em marketing.
Destaque também para a palestra “Linkedin para a geração de negócios”, apresentada pelo relações-públicas Diego Ferreira, especializado em comunicação estratégica e criação de conteúdo para o Linkedin. O conteúdo buscou desmistificar a ideia de que os profissionais de moda devem estar apenas em redes sociais como Instagram e Pinterest. “No Linkedin, há muito espaço e oportunidade para converter a expertise em moda em bons negócios. Porém, a linguagem e o algoritmo são muito diferentes – e, consequentemente, o público também. Por exemplo: o algoritmo do Linkedin dá valor para o texto, ao contrário de outras mídias”, diferencia ele.
A apresentação contemplou um panorama geral da plataforma. Dentre eles, a variedade de comunidades que reúnem profissionais da indústria da moda, orientações em relação ao posicionamento de marca pessoal e corporativa e a utilização de filtros de pesquisa segmentada para localizar pessoas e empresas estratégicas e ampliar a qualificação de leads. “Não há melhor plataforma que irá gerar melhor conexão empresarial que o Linkedin. Porém, se o perfil, seja particular ou da empresa, estiver incompleto, pode gerar mais ruídos que negócios”, afirma.
Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália.
Serviço:
31º Minas Trend
De 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte
Mais informações: minastrend.com.br