A produção e o emprego nas indústrias mineiras caíram em abril. É o que mostra a pesquisa ‘’Sondagem Industrial’’ divulgada nesta segunda-feira (26) pela FIEMG.
Segundo o levantamento, o índice que mede a evolução da produção marcou 48,3 pontos em abril e sinalizou retração pelo sexto mês consecutivo, ao permanecer abaixo de 50 pontos – limite entre a queda e o aumento.
Já o índice relativo ao número de empregados alcançou 49,7 pontos em abril. Na comparação com março, o indicador subiu 2,1 pontos, mas permaneceu abaixo da linha dos 50 pontos. Além disso, os estoques de produtos cresceram, mas ficaram abaixo do planejado pelos empresários, o que sugere que a demanda por bens industriais foi superior à esperada.
Ainda de acordo com o estudo, as expectativas dos industriais mineiros com relação à demanda, à compra de matérias-primas e ao emprego nos próximos seis meses seguem positivas, mas perderam força em relação ao ano passado.
Por outro lado, as intenções de investimento dos empresários recuaram pelo terceiro mês consecutivo, refletindo a cautela do setor diante das incertezas do ambiente macroeconômico.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG