Na passagem de maio para junho, a produção industrial brasileira avançou 4,1%. O resultado, que interrompe dois meses consecutivos de taxas negativas, foi acima das expectativas do mercado (2,7%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta sexta-feira (2) pelo IBGE.
Das 25 atividades analisadas no levantamento, 16 avançaram. A alta foi influenciada, principalmente, pelos segmentos de transformação (4,5%) e extrativo (2,5%).
Com o bom desempenho, o setor produtivo brasileiro marcou o resultado positivo mais intenso desde julho de 2020, quando havia registrado alta de 9,1%. No ano, a indústria acumula alta de 2,6%.
Indústria mineira
Minas Gerais tem participação relevante na produção industrial nacional. No segmento extrativo – cuja participação do Estado chega a 13% – o resultado nacional pode ter sido influenciado pelo avanço na extração de minério de ferro em Minas Gerais, conforme reportado pelos grandes players do setor. No primeiro semestre, o saldo de contratações do segmento extrativo mineiro representou 25% dos empregos gerados pela indústria extrativa brasileira.
Clique aqui e confira o relatório da Gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG com os principais destaques da pesquisa.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG