O Instituto Euvaldo Lodi em Minas Gerais (IEL-MG), por meia da gerência de Projetos para Indústria, foi representado no Encontro Nacional do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi), realizado em 8 e 9 de agosto, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O programa tem o objetivo de encontrar soluções para problemas coletivos das MPEs industriais, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade e da competitividade.
O gerente de Projetos para a Indústria, Thadeu Neves, participou do encontro e disse que o evento é uma oportunidade de fomentar novas oportunidades para a pequenas e médias indústrias do estado. “O PROCOMPI está na sua 6ª edição e em todas elas Minas Gerais teve projetos de relevância. Esperamos que nesse novo edital não seja diferente e que muitas empresas sejam beneficiadas com iniciativas que possam alavancar a sua competitividade no cenário desafiador que estamos vivendo”, opinou.
Renovado até 2026, o Procompi vai priorizar neste novo ciclo iniciativas sobre transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0. Os eixos do novo ciclo foram definidos com base nos desafios socioambientais do país com o objetivo de trazer a sustentabilidade para o centro da proposta de valor dos negócios e necessidade de modernização da indústria com a incorporação das novas tecnologias digitais.
CNI e Sebrae, realizadores do programa, vão injetar R$ 24 milhões na nova fase do Procompi. De 2000 até o último ciclo, que terminou em 2021, o programa já beneficiou mais de 8.900 empresas. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos.
Com informações da CNI