A quinta edição do Projeto Imagem foi encerrada na última quinta-feira (31/7), com importantes iniciativas para valorizar os vinhos mineiros e consolidar a bebida produzida em Minas Gerais no mapa da vinicultura nacional. Durante três dias, jornalistas especializados e influenciadores digitais percorreram vinícolas em Uberaba, no Triângulo, Patrocínio, Patos de Minas e Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, onde conheceram produtores locais, bem como a identidade da bebida produzida no Cerrado Mineiro.
No estado, o projeto do Consevitis-RS e SEBRAE Nacional tem o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinho-MG). O projeto evidencia o compromisso dos empresários com a qualidade da bebida e a inovação empregado nos processos produtivos, que aliam tradição familiar, ousadia, técnica e diversidade.
A vitivinicultura é um setor estratégico para Minas Gerais. Para o analista de projetos do IEL Pedro Peixoto, além de movimentar a economia local e estimular o turismo rural, produção de bebidas oriundas da uva fortalece o vínculo com as comunidades e a cultura alimentar do estado. “Projetos como esse mostram que é possível transformar tradição, técnica e empreendedorismo em produtos de excelência”, salienta Peixoto.
“Além da nossa dedicação e do terroir que temos, é muito gratificante poder contar a nossa história e mostrar o caminho que estamos construindo. Nossa primeira safra saiu em 2023, mas nosso envolvimento com o vinho é de muito antes, com muito amor à terra”, contou Maurício Rios, da vinícola Alma Rios, em Patos de Minas.
Cristiane Marega, proprietária e sommelier da vinícola Arpuro, fez questão de ressaltar o orgulho em produzir: “Nossa vinícola é familiar, conduzida por cinco irmãos. Começamos pequenos e hoje temos orgulho de lançar rótulos feitos 100% em Uberaba. Receber esse projeto é uma honra, porque ele reconhece e divulga o trabalho sério que vem sendo feito em Minas.”
“As experiências são sensacionais e fantásticas, porque uma nova fronteira do vinho está se abrindo no Brasil, graças ao fenômeno de evolução da dupla poda. Essas mudanças possibilitaram a produção de vinhos maravilhosos, dignos da Europa. E o clima é muito legal e propício, porque o inverno é grande. Ter uma amplitude térmica é importante, pois favorece a maturação fenólica. Os vinhos são surpreendentes e muito bons”, afirma Eduardo Viotti, editor da Revista Vinho Magazine e organizador de eventos em São Paulo.
“Aqui vemos todos começarem do início, pois ainda estão estruturando quais variedades de uvas plantar, de que jeito plantar, os perfis dos vinhos que vão ser engarrafados e até mesmo pragas que prejudicam as plantações”, destacou Marcel Miwa, editor de vinhos da Revista Gula.
“É uma ação pioneira ao trazer um grupo tão seleto de influenciadores a uma região que antes era pouco explorada. Vimos várias histórias de empreendedores corajosos, que mostraram a cordialidade e uma recepção de alto nível. Sabemos que não é fácil desenvolver vinhos de qualidade, alguns encorpados e completos e outros muito jovens. As uvas precisam se adaptar um pouco às características da região, mas certamente vão evoluir nos próximos anos”, destacou Wallace Neves, sommelier de vinhos.
“Trazer o Projeto Imagem para Minas é um privilégio para quem acredita no potencial do nosso estado”, afirma Heloísa Bertoli, presidente do SindVinho-MG. “O papel do Sindicato é promover, articular e lutar por cada iniciativa que gere valor, visibilidade e reconhecimento à produção vitivinícola mineira”, acrescentou.
Imprensa FIEMG