A abertura do Imersão Indústria, realizada dia 10 de abril, no Minascentro, contou com a palestra “Como Construir Influência Digital”, conduzida por Patrícia Ramos, empreendedora, influenciadora e apresentadora.
Ramos compartilhou um pouco de sua trajetória de vida. “Sempre gostei de trabalhar e corri atrás de meus sonhos”. Já foi feirante, vendia roupas nas comunidades do Rio de Janeiro, estagiária e atendente em uma clínica dentária. “Há quatro anos, ganhava cerca de R$200 por mês, não tinha dinheiro para nada e não tinha perspectiva nenhuma para o futuro”.
Foi quando começou a empreender, vendendo roupas de dentro de seu quarto. “Na época, já tinha alguns seguidores. Mas veio a falência. Não sabia administrar bem o dinheiro. Ao mesmo tempo, as coisas começaram a acontecer para mim na internet, durante a pandemia”, contou, explicando que migrou seus vídeos Tik Tok. “Tinha 20 anos e 1 milhão de seguidores. As marcas começaram a me procurar e, com isso, eu comecei a ganhar dinheiro com a internet”.
Para o público, ela deixou as seguintes dicas: foco em um nicho, não tenha vergonha de se mostrar e esteja no ambiente digital. “Não existe receita de bolo e cada um tem uma maneira única de se comunicar. Existe público para tudo, encontre o seu”, afirmou.
Na Fórmula 1, o aço é da Gerdau – Quem também marcou presença na abertura foi Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1, e Rafael Simas, gerente de Comunicação e Marca da Gerdau, que apresentaram o tema “Gerdau e Fórmula 1 – Uma parceria de aço”.
A parceria entre a empresa do setor de aço e o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 foi iniciada em 2023. Seu intuito é modernizar a estrutura da competição no Brasil por meio de intervenções no Autódromo de Interlagos. “Seguindo sempre os parâmetros de sustentabilidade alinhados aos da própria Fórmula 1, que estabeleceu objetivos concretos para diminuir as emissões de carbono em nível global”, explica Simas.
A parceria traz grandes novidades, como a implantação de um sistema fixo de estruturas em aço para a transmissão audiovisual da prova, abrangendo todo o circuito, e mastros, dentre outras intervenções em 100% reciclável. “Todas as intervenções realizadas no equipamento esportivo ficarão de legado para a cidade de São Paulo e os demais eventos que ocorrerão no local”, pontua Simas.
Francisco Mattos, diretor executivo da Fórmula 1, trouxe um pouco da história do esporte. Segundo Mattos, a Fórmula 1 tem mais de 70 anos e ao longo de sua trajetória, que começou na década de 1950, passou por muitas transformações. E diante à aceitação de um grande ao público, ela começou a se profissionalizar e modernizar, até alcançar seu auge, na década de 90. Entretanto, por volta dos anos 2000, o esporte conheceu o declínio de audiência, situação que só foi revertida alguns anos depois. “Conseguimos trazer um público mais jovem, feminino, e colocamos o fã em primeiro plano, no centro das atenções. Hoje temos a temporada mais global e estamos em todos os continentes, exceto a África. “Procuramos fazer o espetáculo ainda mais espetacular, elevando ainda mais a experiência do público”.
Realização – O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
O evento vai até dia 12 de abril e a programação completa você confere aqui.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG