Os desafios e oportunidades do setor de vestuário e acessórios estiveram em pauta na primeira reunião do ano promovida pela Câmara da Moda da FIEMG. O encontro, realizado nesta quinta-feira (30) na sede da Federação, em Belo Horizonte, contou com discussões sobre a Reforma Tributária, logística reversa e as tendências globais do setor.
A reunião também marcou o encerramento da gestão de Mariângela Marcon na presidência do Grupo de Trabalho. Ela anunciou que, a partir de agora, estará à frente da FIEMG Regional Zona da Mata. “Foi uma grande satisfação liderar a Câmara e contribuir para o desenvolvimento do setor. Ao longo desse período, buscamos fortalecer o diálogo com a indústria, acompanhar de perto as mudanças do mercado e propor ações que impulsionem a competitividade das empresas mineiras. Acredito que esse trabalho continuará evoluindo e trazendo benefícios para todos os envolvidos’’, destacou. Com isso, Rogério Vasconcellos, representante do Sindivest-MG, assumirá a presidência da Câmara. Segundo ele, o objetivo, a partir de agora, ‘’é dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos e impulsionar o desempenho da cadeia da moda em Minas Gerais’’. Alba Lima, chefe de gabinete da presidência da FIEMG, Franciely Martins, gerente de Projetos de Negócios da Federação, e Chico Acioli, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Alagoas, também participaram do encontro.
Durante a reunião, a gerente de Assuntos Tributários da FIEMG, Rita Eliza Reis, apresentou as principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária e suas implicações para a competitividade das empresas de vestuário e acessórios. Ela detalhou o cronograma do novo sistema tributário do país, desde a regulamentação, em 2024-2025, até a conclusão, em 2033.
Na sequência, Rogério Vasconcellos destacou a importância da logística reversa como fator primordial para a sustentabilidade e a adequação das empresas às novas exigências ambientais. Por meio desse instrumento, é possível viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor industrial, para reaproveitamento ou outra destinação final adequada.
Por fim, Adriana Vidal, fundadora da Flourish, empresa que atua com mentorias e consultorias de engajamento, performance e liderança, apresentou insights sobre as tendências de mercado a partir das discussões da NRF 2025, considerada a maior feira de varejo do Mundo. Ela abordou questões como autenticidade, inteligência artificial, linguagens, estratégias de venda, e-commerce, entre outras.
Clique aqui e confira mais fotos da reunião.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG