Executivos do setor minerário de todo o país se reuniram, no dia 22 de novembro, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, para mais uma edição do Fórum Brasil Mineral. “O evento deste ano tem um significado muito especial para nós, pois é também quando completamos 40 anos de divulgação do setor mineral brasileiro. Estivemos juntos, ao longo de quatro décadas, nos momentos bons e nos ruins”, afirmou Francisco Alves, diretor editorial da revista Brasil Mineral, na abertura da cerimônia. Além disso, Alves lembrou que, na fundação do periódico, muitos duvidavam de sua longevidade. “Fomos chamados de loucos e hoje a revista se consolida como uma das mais importantes publicações técnicas do país”, ressaltou.
Quem esteve presente no encontro foi José Fernando Coura, vice-presidente da FIEMG, que representou o presidente Flávio Roscoe. “É com alegria que recebemos este fórum de debates e essa importante premiação que, durante 25 anos, foi realizada em São Paulo. É uma honra para Minas Gerais, que tem a sua história pautada na mineração, fazer parte deste momento. E a FIEMG, entidade que trabalha para a melhoria do ambiente de negócios de nosso estado, não só é a casa da indústria. É também a casa do setor mineral”, pontuou Coura, que é presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).
A programação do fórum contou com debates de assuntos importantes para o setor como um todo. O primeiro painel teve como temas: o uso das áreas após a extração mineral, aproveitamento dos recursos minerais e minimização da geração de rejeitos e potencial brasileiro quanto se trata de minerais críticos. Participaram do debate, Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, Cristiano Cobo, diretor técnico e de Sustentabilidade da Anglo American, Leandro Ribeiro, general Controller da Bravo Mining e Elton Pereira, Country Manager da Bahia Nickel. A mediação foi feita por Rolf Fuchs, conselheiro da revista da Revista Brasil Mineral e presidente da Integratio.
Já o painel seguinte promoveu um bate-papo sobre os desafios ambientais, sociais e econômicos para se operar na Amazônia, o papel do Brasil na produção dos chamados minerais críticos e análise de cenário para a indústria mínero-metalúrgica nos próximos anos. A discussão teve as participações de Carlos Neves, VP de Operações da Hydro Brasil, Ricardo Lima, presidente da CBMM, Fabiano Costa, presidente da AMG Brasil, Eduardo de Come, CEO da Ero Brasil, e Ana Cabral, da Sigma Lithium. A mediação foi feita por Virgínia Ciminelli, conselheira da Revista Brasil Mineral e professora da UFMG.
.
Na ocasião, foi realizada a premiação Empresas do Ano do Setor Mineral. As premiadas foram: Categoria Crescimento, AMG e Ero Brasil, Categoria Governança Ambiental, CBA e Hydro Paragominas, Categoria Governança Social, Sigma Lithium e Nexa Resources, Categoria Inovação e Tecnologia, Anglo American e CBMM, e Categoria Pesquisa Mineral, Bravo Mining e Bahia Nickel.
Outro destaque do evento foram as homenagens à empresa Geosol. O empreendimento celebra, neste ano, 70 anos de atuação em prol da descoberta e do conhecimento das riquezas minerais do Brasil.
O Fórum Brasil Mineral e a premiação Empresas do Ano do Setor Mineral foram uma realização da revista Brasil Mineral com o apoio da FIEMG e do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).
Confira as fotos do evento neste link.
.
.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG