O Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG se reuniu, no dia 9 de novembro, na sede da Federação Mineira, para debater o tema saúde mental no ambiente escolar e profissional.
“Os Impactos Econômicos da Saúde Mental”, foi o tema conduzido por Mariana Rezende e Silva, analista de Estudos Econômicos da FIEMG. Segundo o levantamento realizado por eles, problemas psicológicos causaram uma perda de 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$282 bilhões. “Os problemas de saúde mental atingem diretamente milhões de brasileiros e os efeitos vão além do indivíduo, afetando familiares e pessoas próximas, bem como o restante da sociedade”, destaca Rezende e Silva.
Já a saúde mental no ambiente escolar foi abordada por Izabela Lopes Giannetti Horta, da gerência de Educação Básica do SESI, trouxe questões sobre a saúde mental no ambiente escolar. “É importante promover ações de restauração das relações sociais; organizar ambientes e momentos para que as pessoas possam expressar seus sentimentos e construir a cultura da paz, acolhendo movimentos e transformações da vida”.
Também foi apresentado, pelo Comitê de ESG da FIEMG, as iniciativas da Federação Mineira neste sentido. O tema foi conduzido por Fernando Patrus, Rafael Gouveia e Aline Faria Santos Rabelo de Azevedo, da Gerência de Integridade.
Dentre as ações implementadas pelo Comitê de Integridade da FIEMG estão a estruturação do Programa de Compliance, produção do Código de Conduta, implementação do Canais de Ouvidoria, entre outras.
O Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG é presidido por José Batista de Oliveira e se reúne periodicamente para discutir assuntos relevantes para o setor.