http://www7.fiemg.com.br
“Tecnologias Profibus & Profinet e Indústria 4.0” foi o tema de um seminário realizado na quarta-feira (19/7), no SENAI Centro de Treinamento de Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento contou com a participação de gestores e a analistas do SENAI, representante da entidade PI Brasil e de algumas empresas parceiras da instituição.
De acordo com a coordenadora do Centro 4.0, Ingrith Cristina Machado, o seminário apresentou as recentes inovações e tendências associadas a tecnologias de comunicação industrial e à transformação digital em decorrência da quarta revolução industrial, chama também de “Indústria 4.0”.
“Profinet, Profibus e OPC UA no contexto da Indústria 4.0 foram temas do seminário realizado pela PI Brasil em parceria com o Centro 4.0 SENAI. Juntas, essas tecnologias desempenham um papel crucial na implementação da Indústria 4.0 ao fornecerem a interoperabilidade entre dispositivos e sistemas, onde a automação, a conectividade e a troca de dados em tempo real são essenciais para aumentar a eficiência e a produtividade dos processos industriais”, ressaltou a coordenadora.
Interoperabilidade, explicou Ingrith Cristina, é a capacidade de dispositivos ou sistemas diferentes se comunicar, trocar informações e cooperar de forma eficiente. O seminário foi voltado, sobretudo, a especialistas que atuam na integração de sistemas industriais
“O evento foi de extrema relevância para apresentarmos para as indústrias da região tecnologias recentes e também novas tendências de mercado. Essas conexões são importantes para avançarmos no apoio a jornada da transformação da Indústria 4.0”, disse o gerente do Centro 4.0, Guilherme Fiorino
As empresas Datalink, Envisia, Siemens, Westcon, Toledo&Souza Vivace foram os expositores no encontro.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG