Uma colaboração significativa entre a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA) está trazendo novas perspectivas para o setor industrial do Sul de Minas Gerais. Com foco na sustentabilidade e na eficiência, a parceria visa aprimorar os processos de regularização, fiscalização e controle ambiental por meio da Unidade Regional de Regularização Ambiental (URA Sul de Minas) hoje, após a reforma administrativa, locada dentro da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), com sede em Varginha e abrangência em 179 municípios.
Sob a liderança de Frederico Massote, chefe regional da URA, e sua equipe técnica, as indústrias da região receberam informações valiosas sobre licenciamento ambiental. O objetivo é esclarecer os procedimentos administrativos e promover uma maior compreensão dos critérios e indicadores envolvidos, tornando mais assertiva a obtenção de licenças ambientais. Essa iniciativa não só acelera o processo de licenciamento, mas também amplia o número de empreendimentos licenciados, contribuindo para o crescimento sustentável do estado.
O Seminário de Regularização Ambiental do Sul de Minas, ocorrido em 21 de março, é um dos resultados diretos dessa sinergia. Organizado pela FIEMG Regional Sul, em colaboração com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de Varginha, o evento gratuito se destacou como um fórum para discussão aprofundada sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Rodrigo Costa Batista, presidente da FIEMG Regional Sul e do SINDUSCON POÇOS, expressou sua gratidão e otimismo: “Foi um dia de discussão profunda e construtiva, que fortaleceu nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no sul de Minas. Agradecemos especialmente à equipe da URA Sul de Minas pela colaboração e pelo compartilhamento de conhecimentos e experiências valiosas.”
Mylena Nascimento Rodrigues de Oliveira, Analista Ambiental da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG Regional Sul, reforça a importância da cooperação: “O licenciamento ambiental é construído de forma assertiva e sustentável quando o órgão ambiental e a indústria andam juntos nas propostas de mitigação e isenção de impactos. A licença, produto final desse diálogo, é um meio seguro de proteção do meio ambiente e de garantia da atividade econômica e geração de empregos na região”.
Esta parceria entre a FIEMG e o SISEMA, especialmente através da FEAM /URA Sul de Minas, representa um passo significativo na direção de um futuro mais verde e próspero para o Sul de Minas, alinhando desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental.