A inserção de novos profissionais em um mercado global cuja receita deverá alcançar US$ 170 bilhões em 2030 é o desafio da Escola SENAI do Audiovisual. Alinhada aos investimentos históricos no setor cultural do Brasil, especialmente a Lei Paulo Gustavo e seus R$ 3,8 bilhões destinados à cultura, a Escola SENAI do Audiovisual se antecipou para formar mão de obra qualificada e atender esse mercado em intenso crescimento. Ela está integrada à 5ª edição do Trilhas de Futuro, programa do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), e do qual o SENAI-MG é parceiro.
De olho na expansão do audiovisual mineiro, duas unidades da Escola SENAI do Audiovisual, uma em Belo Horizonte e outra em Cataguases, têm ofertado cursos que unem a tradição do audiovisual às novas linguagens, incluindo projetos de formação em direção, iluminação e trilha sonora, voltados ao cinema e à publicidade, e também aulas desenvolvidas a partir de estéticas digitais contemporâneas, como o video mapping, técnica de projeções de luzes e animações ajustadas sobre grandes construções, bastante requisitada no meio artístico.
As aulas acontecem na sede de Belo Horizonte e na unidade de Cataguases, duas cidades consideradas pólos do audiovisual em Minas Gerais. A Escola oferece formação profissional certificada, contemplando as diferentes frentes da cadeia audiovisual, incluindo suas novas linguagens relacionadas às redes sociais e aos games, por exemplo. A aposta de qualificar principalmente jovens para abastecer um mercado multifacetado e com demandas cada vez mais específicas, seja nas produções de filmes, vídeos publicitários, conteúdo para redes sociais e projetos artísticos como shows, programas de TV e peças de teatro, que têm recorrido a sofisticadas técnicas de arte digital já está dando resultados.
Resultados – Um exemplo é o ex-aluno Kelerson Augusto, de 19 anos, que formou em agosto de 2024 e já foi contratado pela premiada produtora Mundo da Elétrica, empresa de mídias digitais educacionais sobre eletricidade. Em suas mídias e conteúdos abrange temas como eletrônica, eletrotécnica, segurança no trabalho, projetos elétricos e foi vencedora do Premio Abracopel de Jornalismo de Segurança nas Instalações Elétricas na Categoria Internet – Áudio e Vídeo. “A trajetória do Mundo da Elétrica mostra como educação e inovação podem transformar realidades. Quando começamos em 2014, não tínhamos acesso a profissionais especializados em audiovisual”, observa o empresário Henrique Mattede proprietário da produtora que hoje, com mais de 1 milhão de seguidores, tem uma produção de alta qualidade.
Neste sentido, ele ressalta que a formação de profissionais qualificados nessa área é essencial, não só para o setor cultural, mas para iniciativas como o Mundo da Elétrica, que dependem de uma excelente produção audiovisual para transmitir conteúdo técnico de forma didática e acessível. “Ver um ex-aluno, como o Kelerson Augusto, fazendo parte dessa indústria crescente, só reforça o quanto essas iniciativas são importantes. A Escola SENAI do Audiovisual vai impulsionar muito o desenvolvimento de novos talentos e fortalecer projetos que, assim como o nosso, têm um impacto significativo na educação e no mercado”, comemora.
As inscrições para a 5ª edição do Trilhas de Futuro estão abertas até o dia 23 de setembro e podem ser feitas pelo site do programa, clicando aqui.
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG