O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENA/MG) e a Cemig iniciaram, no último dia 11 de agosto, a primeira etapa de uma ação conjunta para promover o uso seguro e sustentável da energia em aldeias Maxacalis, localizadas em Bertópolis e Santa Helena de Minas. O trabalho é realizado a partir de uma demanda do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), após registros de acidentes com descargas atmosféricas e mau uso de instalações elétricas que resultaram na morte de indígenas da região.
A atuação do SENAI e da Cemig acontece em duas frentes. A primeira envolve palestras de letramento energético, voltadas para a conscientização da população indígena sobre o uso seguro da energia, com orientações sobre tomadas, benjamins e riscos de choques elétricos. Já a segunda frente é o treinamento de lideranças das aldeias, capacitando representantes locais para compreender o funcionamento das ligações elétricas e realizar pequenas manutenções de forma segura.
Outra novidade criada pelo SENAI foi a caixa de transferência, que, além de ser removível, recebe a energia do padrão Cemig e é capaz de distribuí-la a até quatro casas da aldeia. Além da cessão de materiais para melhorias nas fiações das casas, fornecidos pela Cemig, o SENAI acompanha de perto os indígenas capacitados durante a execução prática das melhorias.
De acordo com o TJMG, a iniciativa integra o projeto “Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários”, que visa ampliar o acesso a direitos e promover a segurança das comunidades indígenas.
O projeto piloto foi realizado em setembro de 2024 e, entre os dias 11 e 22 de agosto deste ano, aconteceu o primeiro ciclo de treinamentos em uma das aldeias. A próxima etapa está prevista para outubro.
Imprensa FIEMG