Foi realizado pelo SENAI Juiz de Fora nesta terça-feira, 30 de janeiro, o workshop “Diversidade e Inclusão”. O evento aconteceu na unidade do SENAI José Fagundes Netto e faz parte das atividades programadas para a Semana Municipal da Visibilidade, Empregabilidade e Capacitação de Travestis, Pessoas Transgêneras Binárias e Não Binárias, instituída pela Lei Municipal 14668/2023. O objetivo é promover oportunidades iguais no mercado de trabalho para essas pessoas, além de fortalecer a inclusão e a diversidade no ambiente profissional. A organização dos eventos está sendo feita pela Prefeitura e conta com recursos de emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.
A programação da Semana inclui workshops, cursos, rodas de conversa, exposições, desfile, marcha e ainda a realização do primeiro Mutirão de Empregos da Diversidade da cidade, a ser promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio do programa “GerAÇÃO JF: Emprego, Renda e Negócios”, no dia 1º de fevereiro. De acordo com o diretor das unidades SENAI de Juiz de Fora, Vander Montesse, o workshop realizado pelo SENAI teve o intuito de trabalhar com o RH das empresas a sensibilização sobre a questão da empregabilidade trans. “Abordamos a importância da valorização da diversidade; a violência e os preconceitos aos quais as pessoas LGBTQIAPN+ estão expostas; e as formas mais adequadas de abordagem para uma efetiva inclusão. Foram discutidos os desafios em relação ao tema, para que as empresas efetivamente estejam abertas à inclusão e à diversidade”, disse.
A mediação do assunto ficou a cargo de Brune Coelho, mulher trans, psicóloga, professora, mestra e doutora em Psicologia, membro do Centro de Referência LGBTQIAPN+, projeto de extensão da UFJF. O workshop contou com a participação de cerca de 25 pessoas, de várias organizações. A ideia foi incentivar que as empresas desenvolvam uma política contra a discriminação de pessoas que se identificam como travestis, transgêneras ou não-binárias, para inserção e permanência delas no mercado de trabalho. A proposta busca, além da oferta de vagas, a sensibilização das empresas sobre a importância da diversidade e da promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e diversificado, criando espaços acolhedores e inclusivos, livres de preconceitos.
Os participantes trabalharam temas como Exploração dos conceitos de diversidade, inclusão e equidade; Apresentação dos números de violência contra o público trans no Brasil; Orientação para construção de valores e cultura inclusiva; Conscientização da importância do uso do nome social; Apresentação dos principais erros cometidos no processo de Recrutamento e Seleção; Formas de preparação dos demais colaboradores da empresa para receber colegas trans e prevenir a transfobia.
Segundo Brune Coelho, para contribuir para a promoção da inclusão de pessoas trans, o primeiro passo das empresas é compreender o que é identidade de gênero e como essa dimensão impacta a vida das pessoas. “Este workshop visa resgatar os direitos humanos relacionados ao mercado de trabalho para promover igualdade e inclusão de forma plena. O impacto desejado é a construção de um ambiente de trabalho digno e respeitoso, elementos essenciais para a saúde e produtividade dos colaboradores. Além disso, neste espaço pedagógico, exploramos a história das pessoas trans, suas particularidades e direitos. Isso resulta na implementação de práticas de trabalho mais empáticas, acolhedoras e éticas. Dessa forma, contribuímos para a construção de empresas com responsabilidade social, fundamentadas nos direitos humanos”, disse.
Programação da Semana da Empregabilidade Trans teve início com decoração de vitrine no Centro a partir de peças produzidas em curso do SENAI
Peças produzidas durante o curso “Upcycling: Modelagem e Costura”, do projeto “Capacita Moda Diversidade”, promovido pela Prefeitura em parceria com o SENAI JF, estiveram expostas na vitrine da loja Walery Jeans, no Mister Shopping, entre os dias 25 e 29 de janeiro. O curso de iniciação profissional capacitou 20 pessoas travestis, transgêneras e não-binárias da cidade, em novembro do ano passado.
As peças, feitas a partir de sobras de antigas coleções e peças com pequenos defeitos, foram doadas pela Walery Jeans e ganharam uma nova modelagem com as técnicas aprendidas durante as aulas, ministradas pelo SENAI José Fagundes Netto. No curso, os alunos puderam aprender conceitos e técnicas de reaproveitamento, e também a modelar e costurar peças do vestuário e acessórios que buscam atender os princípios da técnica de Upcycling, que transforma roupas usadas e outros resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das roupas.
No dia 30 de janeiro, as peças em exposição na Walery seguiram para o Espaço Cidade da Prefeitura de Juiz de Fora, localizado no Parque Halfeld, onde aconteceu um desfile. Encerrando as atividades da Semana da Empregabilidade Trans, no dia 01 de fevereiro, de 9h às 14h, acontece o Mutirão da Diversidade – Oportunidades de emprego e oficinas, também Parque Halfeld.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG