Na última sexta-feira (22/11), o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, em Contagem, realizou o “Road Show – Open Industry – Interoperabilidade e Data Space para Indústria – Etapa Minas Gerais”. O evento trouxe especialistas de renome no tema da neoindustrialização com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a Indústria 4.0, destacando seus pilares tecnológicos, estratégias de implantação e os benefícios para o desenvolvimento da indústria nacional. Em seguida, foi realizada uma visita no Centro 4.0.
Promovido pela Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais no Brasil (VDMA), o road show teve uma abertura e foi seguido de um ciclo de cinco palestras conduzidas por especialistas de destaque no cenário da Indústria 4.0: Andreas Faath – Diretor VDMA Frankfurt; Maximilian Wagner – Gerente VDMA Frankfurt; Ricardo Aloysio – Gerente de Educação e Tecnologia Industrial do SENAI/FIEMG; Mauricio Finotti – CEO da I-SENSI IoT; Bruno Eisinger – Fundador da Infinite Foundry; Fabrício Ferreira Apolinário – SIEMENS; e Néstor Fabián Ayala – Professor e Pesquisador da UFRGS. A moderação será de Johannes Klingberg, especialista em Transformação Digital da GIZ alemã.
O encontro reuniu líderes, especialistas e tomadores de decisão interessados em explorar soluções inovadoras e discutir os desafios globais da indústria, ao mesmo tempo em que identificam novas oportunidades de crescimento e integração tecnológica. Além disso, visou estimular investimentos em educação e automação, promovendo a modernização e a competitividade do setor industrial brasileiro.
O “Road Show – Open Industry – Interoperabilidade e Data Space para Indústria – Etapa Minas Gerais teve o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do SENAI MG, além de parcerias da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), e de renomadas instituições acadêmicas.
Imprensa FIEMG