A robótica é uma disciplina fascinante que tem conquistado espaço importante na Educação. Ela promove inúmeros benefícios para os estudantes, combinando conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM), e proporcionando uma abordagem prática e interativa de aprendizado.
Pensando nisso, o SESI Minas está firmando parcerias com as Prefeituras municipais para oferecer aos alunos da rede pública o ensino de Robótica. O objetivo do projeto é desenvolver habilidades, despertar o interesse pela tecnologia, estimular a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, colaboração, pensamento crítico, flexibilidade, empatia, inteligência emocional. A metodologia combina teoria e prática, potencializando as habilidades STEAM (mão na massa).
Esta semana foi a vez da escola SESI Barbacena iniciar as Oficinas de Introdução à Robótica. A aula inaugural aconteceu no dia 18 de setembro e o programa, feito em conjunto com a Prefeitura de Barbacena, contempla à princípio 240 alunos, matriculados nas séries finais do ensino fundamental, de 11 escolas municipais da cidade. O projeto está sendo realizado na escola CAIC (Escola Municipal Embaixador Martim Francisco), localizada no bairro São Pedro, na cidade de Barbacena.
Vantagens da Robótica
De acordo com o diretor das escolas SESI/SENAI Barbacena, César Nunes Ferreira, uma das vantagens da introdução da robótica nesse nível de ensino é a promoção do pensamento crítico e da resolução de problemas. “Os alunos são desafiados a projetar, programar e construir robôs, o que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, eles aprendem a trabalhar em equipe, aperfeiçoando suas habilidades de comunicação e colaboração”, disse.
Na Zona da Mata, além de Barbacena, também já estão oferecendo o ensino de Robótica aos alunos da rede Municipal, em parceria com o SESI, as Prefeituras de Cataguases, Chiador, Silveirânia e Ubá. Os locais onde são ministradas as aulas de robótica do SESI nas escolas são adaptados com salas decoradas, mobiliários compatíveis e material didático necessário. A sala da oficina possui mesas e cadeiras para o trabalho em grupo, conjuntos de LEGO, tablets, armários e prateleiras para armazenamento, internet Wi-Fi e projetor multimídia.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG