O setor de autopeças de Minas Gerais participou, nesta quinta-feira (11/09), do Encontro de Recursos Humanos e Relações Trabalhistas (RH e RT), realizado na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Promovido pela Regional da Abipeças-Sindipeças, o evento reuniu empresas, especialistas e profissionais para discutir os desafios das negociações coletivas de 2025, além de iniciativas voltadas à capacitação e à saúde mental no ambiente de trabalho.
A abertura foi conduzida por Fábio Sacioto, diretor do Sindipeças em Minas Gerais, e José Geraldo Machado, coordenador do Comitê Técnico de RH/RT do Sindipeças no estado. Sacioto ressaltou o papel da entidade em apoiar as empresas. “Nosso objetivo vai além da defesa de interesses porque queremos oferecer apoio, atualização sobre novas legislações e minimizar as dificuldades do setor”, disse Sacioto.
A programação contou ainda com a participação de Eduardo Nascimento, diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais América do Sul da Stellantis, que apresentou um panorama das negociações coletivas conduzidas pela empresa. “Temos mais de 300 mil funcionários em 30 países. Esse alcance evidencia a responsabilidade das empresas do setor com o diálogo transparente com sindicatos e fornecedores, sendo fundamental garantir equilíbrio e melhorias contínuas”, observou
Na sequência, Dora Oliveira, assessora de Treinamento e Desenvolvimento no Sindipeças, apresentou os programas do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, que oferece mais de 100 cursos e iniciativas customizadas para o setor, incluindo um programa de desenvolvimento para executivos em parceria com a Fundação Dom Cabral.
O tema da saúde mental foi abordado pelo psicólogo Márcio Jamariqueli, da Orion Consultoria, que chamou atenção para os impactos do estresse e da ansiedade na vida profissional. “O estresse faz parte da vida, mas quando se torna crônico vira um sinal de alerta. Precisamos reconhecer os sintomas e compreender que ansiedade e depressão exigem atenção e cuidado”.
O encontro foi concluído com a análise das negociações coletivas de 2025. Kelly Escobar, assessora de RH e Relações Trabalhistas do Sindipeças, apresentou o panorama das datas-bases em São Paulo e outros estados, enquanto Fernanda Dias Ribas Amorim, gerente de Assuntos Trabalhistas da FIEMG, destacou os pontos de atenção para a data-base de outubro em Minas Gerais.
Acesse as fotos do evento através do Flickr da FIEMG.
Fernanda Borges
Imprensa FIEMG