http://www7.fiemg.com.br
Para celebrar o Dia do Panificador, que é comemorado em 08 de julho, o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região (Sindipan-JF) realizou sua já tradicional Missa em Ação de Graças. A celebração foi conduzida pelo Padre José Leles da Silva e reuniu panificadores, familiares, fornecedores, parceiros e empresários na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, onde também se localiza o Sindicato. O evento contou com uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis para doação a instituições de caridade. A data de 08 de julho foi escolhida para festejar o Dia do Panificador por ser o dia de Santa Isabel, considerada a padroeira dos panificadores.
O presidente do Sindipan-JF e da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, realizou a abertura do encontro agradecendo a presença de todos, o carinho do Padre Leles com o segmento, e ressaltou que é uma alegria comemorar o Dia do Panificador pedindo proteção para vencer mais um ano com dedicação e muito trabalho. “Vamos continuar mantendo nossa união e continuar firmes, com muita fé. Nosso Sindicato está sempre à disposição para atuar pelo desenvolvimento do nosso setor”, disse.
Em seguida, o diretor Tarcísio de Almeida Andrade parabenizou todos os panificadores e fez uma reflexão sobre o pão e o quanto ele está presente na palavra de Deus. “O trigo e o pão são alimentos santificados. A palavra “pão” aparece na Bíblia 312 vezes, em diversas abordagens, significando não só alimento, como também trabalho. Devemos entregar nossas vidas e nossas padarias a Deus, pois Ele proverá. Busquemos ao Senhor”, disse.
Em seu sermão, Padre Leles destacou que no Sindicato nos tornamos companheiros e comemos do mesmo pão. Disse que Deus é Deus de todos, aquele que provê, que ampara aquele que nele crê. “Deus não nos desampara. O muito sem Deus é nada, o pouco sem Deus é muito. Nós somos chamados a ser luz, para iluminar os caminhos e aquecer os corações desanimados e desamparados, como fornalhas de amor. Somos também chamados a ser sal na vida das pessoas, para sempre ajudar e dar gosto. Somos importantes aos olhos de Deus e devemos ser como o sal da terra e a luz do mundo”, disse.
O evento contou também com a participação de autoridades políticas e representantes empresariais de outros setores, como diretores da FIEMG Regional Zona da Mata e presidentes de sindicatos. Após a missa, foi oferecido um coquetel.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG