O projeto para capacitar empresas que participam do Premend foi elaborado a partir de uma parceria realizada pelo Sebrae, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Uberlândia (Sindipan), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), FIEMG Regional Vale do Paranaíba, SENAI, CEMIG e do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE).
A execução do projeto prevê a regularização de estabelecimentos frente aos órgãos ambientais que realizam o tratamento de água e esgoto da cidade. Com o projeto de capacitação que será operacionalizado pela FIEMG Regional Vale do Paranaíba e SENAI Uberlândia, as pessoas físicas e jurídicas que descartam incorretamente dejetos não domésticos na rede de esgoto do município poderão ter um maior cuidado com esse descarte a partir de uma orientação feita pelas entidades citadas.
A FIEMG Regional Vale do Paranaíba participa do programa e leva o apoio da equipe de meio ambiente para o setor industriário de Uberlândia e região. Para a Engenheira Ambiental Maria Eduarda Rodrigues, integrante da FIEMG, essa é uma das oportunidades que os empresários terão de gerenciar de maneira mais eficaz os seus impactos no meio ambiente.
“Foi um marco muito importante para os empreendimentos geradores de efluentes não domésticos em Uberlândia, principalmente as que são cadastrados no Premend do DMAE. As instituições envolvidas desenvolveram um projeto no qual o SENAI vai realizar uma consultoria para 20 empresas, 10 indicadas pela ABRASEL e 10 indicadas pelo SINDIPAN. Nossa previsão é que esse programa seja potencializado futuramente, aumentando o número de empresas participantes e trazendo o setor da indústria para integrar esse projeto. Com as empresas sendo assistidas pelo DMAE, elas poderão diminuir o seu fator de poluição K.”
O Sindipan é o sindicato que representa os interesses de muitos pequenos e microempresários do ramo alimentício da cidade, e a 35 anos vem fazendo a diferença dentro das panificadoras e confeitarias de Uberlândia. O Premed também beneficiará os empresários do setor, já que as análises que, antes, eram realizadas 6 vezes ao ano, passarão a ser recolhidas apenas 2 vezes anualmente, como reforça o presidente Milton Inhaquitti.
“Conseguimos a redução das análises de 6 para 2 vezes ao ano através da parceria com o DMAE. A partir daí, fomos junto ao SENAI buscar uma parceria para que eles pudessem realizar um projeto de consultoria para essas empresas dos setor da panificação. O objetivo principal é ensinar as empresas a terem uma higienização correta e dentro dos parâmetros do DMAE, evitando, assim, a maior quantidade de resíduos descartados na rede pública de água e esgoto.”
O lançamento do projeto-piloto aconteceu na sede do DMAE, na última quarta-feira (28).
Em caso de dúvidas sobre o Premend, a solicitação deve ser encaminhada ao e-mail premend@uberlandia.mg.gov.br ou pelo telefone (34) 3233-2502.