“Construções verdes, cidades inteligentes”, foi o tema do Minascon, que aconteceu em Poços de Caldas (MG), entre os dias 17 a 19 de novembro. Luciano Veludo, presidente Sinduscon Vale, representou Uberaba no maior evento da cadeia produtiva da Construção Civil de Minas Gerais, inclusive como mediador do painel que tratou sobre Engenharia Solidária e Engenharia Pública.
O momento foi de discussões sobre as vertentes na construção civil. Por um lado, a engenharia solidária direcionada à parte social da habitação, com prevenção a catástrofes e outras interferências que causam riscos. E na Engenharia Pública, os debates sobre planejamento urbano, apoio às prefeituras e regularização fundiária. No geral, segundo Luciano, a feira foi muito boa, com assuntos sobre economia, avaliação climática, produtividade, sustentabilidade e debates de alto nível.
Em Minas Gerais, o setor é um dos mais importantes para a economia e desenvolvimento do Estado. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, compilados pela gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG, em 2020, foram contabilizadas 28.972 empresas, que são responsáveis por 298.910 empregos formais e mais de R$ 7,2 bilhões em massa salarial em Minas Gerais. Em 2020, a microrregião de Poços de Caldas, possuía 577 empresas que empregavam 2.700 trabalhadores formais, totalizando R$ 66 milhões em massa salarial.
Em 2022, até junho, foi gerado um saldo positivo de 14.316 empregos formais no estado. No mesmo período, em Poços de Caldas, houve a criação líquida de 170 empregos no setor. Esse dado é celebrado por Geraldo Linhares, presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG. O colegiado é o responsável pela organização do Minascon 2022 e Linhares ressalta que, mesmo com a pandemia, o setor de construção não parou.
A 19ª edição do Minascon é uma realização da FIEMG, por meio da Câmara da Indústria da Construção, e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre. Conta com o apoio do Sebrae Minas e com as parcerias da Prefeitura de Poços de Caldas, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea/MG), da Orguel e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Monica Cussi
Imprensa FIEMG Vale do Rio Grande.
Texto apoio FIEMG