Os princípios do funcionamento cerebral que podem potencializar os processos de aprendizagem foram tema de curso que realizado na FIEMG, promovido pela UFMG, com apoio do SESI/FIEMG. Ministrada pela neurocientista, professora da UFMG e idealizadora do Projeto NeuroEduca, Leonor Guerra- pioneira na formação de professores no campo da Neurociência – e pela doutora em Educação, Ana Luiza Amaral, a iniciativa forneceu orientações práticas sobre como transformar esses princípios em ação na sala de aula, estabelecendo relações entre a pesquisa neurocientífica e as inovações no campo da Educação.
O curso reuniu profissionais da educação do SESI-MG, educadores das escolas públicas e privadas de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Amazonas. De acordo com a professora Leonor Guerra, a Neurociência tem avançado na compreensão de como o cérebro aprende. “Trazer essas descobertas para o contexto educativo é um passo essencial para que os professores reflitam sobre suas estratégias pedagógicas, inovando-as e selecionando aquelas que favorecem o funcionamento cerebral e, portanto, levam a uma aprendizagem mais efetiva”, ressaltou. Durante o curso, tivemos a oportunidade de traduzir evidências da Neurociência Educacional em princípios e orientações práticas que podem nortear o trabalho diário dos professores.