Toda empresa nasce com o desejo de crescer, mas apenas as que têm uma estratégia sólida conseguem alcançar esse objetivo. E como fazer com que as empresas possam crescer de forma sustentável, investindo em inovação e na gestão eficiente dos seus negócios?
Sempre inovador, formado em Administração e Mestre em Estratégia e Competitividade, fundador e ex-diretor da Skazi, Vander Martins, um dos grandes responsáveis pela força da indústria de moda mineira pelo Brasil, dividiu um pouco da sua vivência profissional e pessoal com os participantes da 32ª edição do Minas Trend, nesta terça-feira (22/10).
Na palestra Empresas Feitas para Crescer, o executivo falou do aprendizado do livro Empresas feitas para vencer, de autoria de “Jim” Collins, pesquisador, escritor de não-ficção, especializado em gestão de negócios, sustentabilidade e crescimento de empresas.
E foi categórico: “uma empresa para ter sucesso e se solidificar precisa passar por etapas diferentes. Acredito que se as que estão aqui hoje adotarem os ensinamentos e os conceitos dessa teoria, têm muito mais chances de serem duradouras, sempre inovando e trazendo grandezas para suas marcas”, afirmou.
Para Vander Martins, o segredo de uma empresa permanecer em alta num mercado tão dinâmico, como o da moda, são as pessoas, as pessoas certas. “Depois, temos que ser resilientes e trazer aceleradores tecnológicos e econômicos para fazer essa empresa ter aderência e conseguir vingar ao longo do tempo”, reiterou.
Sobre liderança, o executivo destacou a importância de ser humilde: “servir as pessoas que vão te ajudar a alcançar outro nível; com determinação porque não se pode parar e o foco nas pessoas certas.” Além disso, segundo ele, é fundamental enfrentar a verdade, não sublimar os problemas do entorno e, principalmente, fazer sempre o melhor.
Moda – O BH Shopping sedia até o dia 24 de outubro, um dos maiores Salões de Negócios da Moda na América Latina: o Minas Trend. De casa nova, agora reposicionado como a verdadeira “Casa da Indústria da Moda”. A programação do evento prevê ainda a realização de outras palestras temáticas sobre Estratégias de compra inteligente: planejamento e escolhas que vendem; Marketing de moda 360° na prática, Inteligência Artificial: vamos falar sobre isso, Logística para Fashion business e Lançamento Nacional Macrotendências Inova Moda Digital – Edição Primavera/Verão 25/26.
O Minas Trend reúne 144 marcas expositoras dos segmentos de Bolsas e Calçados, Vestuário, Joias e Bijuterias, Kids, Baby e Teens. A expectativa é de um público de 5 mil pessoas, com previsão de geração de negócios na ordem de R$ 25 milhões.
Parceria – O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio do Centro Universitário UNA.
SERVIÇO:
32º Minas Trend – Reflexos da Moda: revelando horizontes
Temporada: Outono/Inverno 2025
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: 10h às 20h
Local: BH Shopping | BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – Piso Ouro Preto