A comitiva liderada pela FIEMG à China realizou uma visita técnica à Fábrica da XCMG. O parque fabril fica na cidade de Xuzhou, a cerca de 600 km de Shangai, e os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a moderna estrutura da XCMG e as tecnologias de ponta utilizadas pela empresa chinesa.
Na ocasião, foi assinado, por Romeu Zema, governador de Minas Gerais, um protocolo de intenções de investimentos da XCMG em Pouso Alegre, no Sul do estado. A XCMG vai investir também na criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Minas Gerais. “Isso é fundamental, porque vamos começar a não só produzir máquinas, mas também criar novas soluções tecnológicas e até, quem sabe, novos produtos”, concluiu o governador Romeu Zema, na assinatura do protocolo de intenções. “Isso é fundamental, porque vamos começar a não só produzir máquinas, mas também criar novas soluções tecnológicas e até, quem sabe, novos produtos”, concluiu o governador.
A gigante chinesa ocupa o terceiro lugar no ranking mundial do setor de máquinas pesadas, com guindastes de até 700 toneladas. Em Pouso Alegre, atualmente produz veículos como guindastes, tratores e caminhões. O valor do investimento na ampliação da fábrica será de R$ 270 milhões e previsão a é que gere 150 empregos diretos permanentes e 315 temporários. “A ampliação das operações da XCMG em nosso estado mostra a força que Minas Gerais tem no cenário internacional”, celebrou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG. O líder empresarial ainda comentou que essa expansão dos negócios da empresa no estado irá promover a geração de novos empregos, além de trazer novas tecnologias para o mercado nacional. “E isso nos coloca na vanguarda da tecnologia e inovação”.
A Missão China é uma realização da FIEMG e conta com o patrocínio master da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), Vale, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), J.Mendes Mineração e Gerdau. Parceria da Arcelormittal e Samarco, e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC).
Denise Lucas
Imprensa FIEMG