Brasília será o palco do 8º Fórum Mundial da Água em 2018. Maior evento mundial sobre questões relacionadas à temática dos recursos hídricos terá a capital brasileira como sede. Em sua oitava edição, é a primeira vez que acontece no Hemisfério Sul.
O Fórum é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.
O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.
Importância de Minas Gerais
Minas Gerais é um estado único, reúne uma multiplicidade de atrativos dificilmente encontrados em um só destino. Com economia moderna e diversificada, Minas Gerais oferece um amplo leque de vantagens a quem deseja estabelecer empresas, fazer negócios e investir. São atrativos consistentes, baseados nos generosos recursos naturais encontrados no estado, em sua posição geográfica privilegiada, na disponibilidade de infraestrutura e de mão de obra qualificada.
Minas Gerais é o maior produtor nacional de minério de ferro, cimento, café e leite, e o segundo maior de automóveis e produtos têxteis. Destaca-se ainda uma série de outros setores, como mineração, siderurgia, eletroeletrônica, alimentos, calçados e vestuário. Abriga o maior polo de empresas de biotecnologia do país, o segundo polo automotivo, o segundo polo de fundição e o segundo maior rebanho bovino.
A indústria e a Água
O setor industrial nacional, especialmente a indústria mineira, não só está diretamente envolvido com a problemática, como é parte da solução para as crises hídrica. A indústria que acumula experiência, por meio de sua participação intensa no Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, tem propostas concretas para a governança dos conflitos hídricos, bem como investe em inovações para a manufatura de soluções para uma produção e uma sociedade menos intensiva no uso de água. Considerando que o Fórum é um evento de grande relevância na agenda internacional e nacional, na medida em que objetiva promover o diálogo para influenciar o processo decisório sobre água no nível global, visando o aproveitamento racional e sustentável deste recurso, portanto, importante espaço nos quais são desenvolvidas e definidas diretrizes e fundamentos, que serão referências globais para as regulações no campo da gestão de recursos hídricos com reflexos para o setor produtivo.
O Fórum é um importante espaço para a exposição das boas práticas em gestão de recursos hídricos e, para o intercâmbio de conhecimento e tecnologias, e assim um espaço de convivência que traz aprendizado e oportunidades de parcerias e novos negócios, bem como oportunidades de atração de novos investimentos e inovações. Enfim lócus que pode apoiar nossa meta de construção de uma indústria moderna e competitiva, globalmente.