Saiba porque essa modalidade de estudo está sendo cada vez mais procurada – e necessária
https://www.fiemg.com.br
A ideia de se formar no Ensino Médio e partir direto para a faculdade foi, por muito tempo, considerada o melhor caminho para entrar no mercado de trabalho. Mas, na prática, não é bem assim. Com a diversidade econômica que o país enfrenta, as indústrias têm pressa e querem contratar um profissional já melhor preparado, qualificado tecnicamente e que possa assumir suas posições e não demandar muito tempo para aprender todo o serviço.
Além disso, o constante avanço do setor produtivo industrial tem motivado uma série de transformações que refletem diretamente no perfil dos trabalhadores procurados para atuar neste mercado. Isto torna a busca de mão de obra mais intensa e a educação técnica tem um papel de destaque para suprir essa demanda.
No Brasil, há um déficit de profissionais especializados em diversos setores, fazendo com que as empresas valorizem ainda mais um serviço prestado por quem tem uma formação técnica.
Nesse sentido, os Cursos Técnicos do SENAI têm contribuído de forma efetiva para a qualificação dos profissionais que atuam ou atuarão nas indústrias, sendo desenvolvidas as capacidades necessárias para execução dos processos industriais em diversos segmentos.
Diante desse contexto, os Cursos Técnicos vêm crescendo e tomando espaço, e mudando a forma como os alunos pensam ao escolher uma profissão para entrar no mercado de trabalho.
Por que escolher o SENAI?
O SENAI é referência nacional na oferta de cursos técnicos e quem estuda na instituição se torna um profissional cada vez mais valorizado. Afinal, ele faz mais do que operar máquinas e executar processos. Ele também lidera equipes e promove inovações tecnológicas em diversas áreas.
“Os cursos técnicos do SENAI possuem em sua essência a combinação do conhecimento geral, a partir da teoria e as práticas específicas, onde os alunos podem atuar em ambientes de prática que simulam a realidade das indústrias, bem como os processos produtivos de cada segmento”, conta Ricardo Aloysio, gerente de Serviços Tecnológicos do SENAI.
A instituição conta ainda com uma infraestrutura ímpar, que inclui oficinas e laboratórios, se destacando também pelos profissionais qualificados, com expertises específicas e com experiência de mercado, sendo constantemente capacitados.
Os cursos são estruturados em conformidade com a legislação educacional e de acordo com a demanda das indústrias, o que promove a aproximação entre o mundo do trabalho e a educação profissional. “O perfil do profissional dos nossos cursos técnicos é definido juntamente com os diversos setores industriais”, completa Aluysio.
Um panorama da Educação Profissional
Do ponto de vista do sistema educacional do país, a ampliação do acesso ao ensino técnico também é importante como estratégia para melhorar o desempenho dos trabalhadores. O ensino profissional se modernizou e há uma diversidade de carreiras surgindo por conta da automação e do uso cada vez mais intenso de tecnologias nas empresas.
A educação profissional tem sido uma aposta das principais nações, como países da União Europeia, Áustria e Alemanha. Pesquisa feita pela CNI, em 2014,em parceria com o Ibope, mostra que 90% dos entrevistados concordam que quem faz ensino técnico tem mais oportunidades no mercado de trabalho do que quem não faz nenhum curso. Em 2015, 65% dos ex-alunos que concluíram curso técnico no SENAI no ano anterior tinham ingressado no mercado de trabalho, com renda média de 1,9 salários mínimos.
“Tudo isso faz dos cursos técnicos do SENAI um importante diferencial para profissionais que buscam destaque no mercado de trabalho, adquirindo, assim, todas as habilidades e competências que a indústria precisa e procura”, finaliza o gerente.
Em dúvida se ainda deve fazer um Curso Técnico?
Conheça os benefícios