Conheça o competidor da ocupação #26 Carpintaria de Telhados, Lucas Coimbra Abdon
https://www.fiemg.com.br
“Sou muito focado e disciplinado, e assim, acredito que com muito trabalho, treinamento e perseverança vou conseguindo aperfeiçoar meus projetos”. Esse é Lucas Coimbra Abdon, competidor mineiro da WorldSkills 2019 na ocupação #26 Carpintaria de Telhados.
A carpintaria está intimamente associada com outros setores da indústria da construção e com os muitos produtos que lhes fornecem suporte. Um carpinteiro trabalha em ambientes internos e externos, incluindo as casas de clientes e locais de construção, sob todas as condições climáticas.
No mundial, o profissional vai interpretar desenhos, organizar, medir, cortar, montar juntas, armar, instalar e concluir com um trabalho de alto padrão as tarefas destinadas à ocupação.
Lucas tem como expectativa ir para a Rússia representando o Brasil, subir no pódio e obter a primeira medalha para a modalidade. “Quero dar orgulho para a minha família, aos mineiros e todos que me apoiam nessa trajetória ao longo desses dois anos e meio. Quero ser exemplo e incentivar as futuras gerações”, expõe o competidor.
“No ano de 2017 ingressei no SENAI CEDETEM Petrônio Machado Zica, em Contagem, e no primeiro semestre conheci o projeto da Olimpíada do Conhecimento. Assim, participei de um processo seletivo para a competição e fui aprovado. Fiquei muito feliz. Disputei o estadual em julho de 2017 e a melhor parte, conquistei a medalha de ouro”, conta Lucas. Infelizmente, um mês após o estadual, o competidor quebrou o tornozelo e por isso, precisou ficar um bom tempo sem treinar, correndo o risco de ficar de fora do nacional, no ano seguinte.
Mas, para a alegria de todos, Lucas recuperou-se a tempo da competição nacional que aconteceu em julho de 2018 na cidade Imperatriz, no Maranhão. Com ainda mais dedicação, voltou para os treinamentos e no nacional competiu representando os mineiros. E mais uma vez, conquistou a medalha de ouro.
Após conquistar as duas medalhas com muito esforço, Lucas começou a treinar com muita disciplina e foco para o mundial, que vai acontecer em Kazan, na Rússia, em agosto deste ano. “Estou em Brasília desde janeiro e tenho dado tudo de mim nos treinamentos”, diz Lucas. Ele ainda conta que em julho teve a oportunidade de ir para a Dinamarca participar de um treinamento externo que “somou muito para minha preparação para o mundial e me sinto pronto para competir”, destacou.
“O SENAI mudou minha vida! Nunca imaginei atuar na área em que estou trabalhando e competindo. Hoje, amo o que faço. Cada projeto da ocupação eu encaro como um novo desafio. A ocupação não tem histórico de medalhas em pódio e isso me dá mais força para ser o primeiro medalhista”, ressaltou Lucas. O competidor concluiu com uma mensagem para os futuros competidores: “nenhum obstáculo será grande quando sua vontade de vencer for maior”.
Será que Lucas trará a 3º medalha de ouro para casa? Vamos torcer para que sim! Estamos com você, Lucas!
Top one!
Lucas Abdon WS