https://www.fiemg.com.br
Andradas é uma cidade situada no sudoeste de Minas, que tem aproximadamente 40 mil habitantes. É conhecida como a Cidade do Vinho, por sua tradição vinícola trazida dos imigrantes do norte da Itália. Quem conta detalhes sobre o charme da cidade é Gisele Tonon, gerente do SESI Andradas.
Moradora da cidade desde que nasceu, Gisele tem em Andradas boas lembranças. “Os melhores passeios eram aqueles em família, com meus pais e duas irmãs. Aos fins de semana íamos para o sítio, brincar na cachoeira. Lá juntávamos os primos e era a maior farra. Aos domingos, religiosamente íamos almoçar na casa das avós e depois à missa”, ela relembra.
Os passeios na fonte da praça principal da cidade fazem parte do roteiro até hoje na vida de Gisele. “Na praça, ficavam e ficam até hoje os vendedores ambulantes de pipoca, algodão doce, maça do amor, sorvetes… apesar de não ter filhos, costumo levar meu sobrinho para fazer os mesmos passeios que eu fazia”, conta.
E se existe um passeio em Andradas que vale a pena ser lembrado é a famosa Festa do Vinho, realizada anualmente no mês de julho. “A festa é feita para mostrar os vinhos de Andradas. Recebe milhares de visitantes, promove shows e também expõe o artesanato da cidade. No fim, ainda é realizado um baile para a escolha da Rainha e Princesas da festa”, explica Gisele.
Andradas oferece opções também para quem gosta de esportes de aventura. O Pico do Gavião e a Pedra do Elefante oferecem atividades como trilhas, rapel, tirolesa e voo livre. Dentre os atrativos culturais, destacam-se passeios pelas vinícolas da região. “As pessoas podem conhecer o processo de produção e degustar os vinhos e produtos típicos da cidade. Outra visita indispensável é a Igreja Matriz de São Sebastião e a rota ‘Caminho da Fé’, que é baseada no Caminho de Santiago de Compostela”, acrescenta.
A cidade também recebe todos os anos o Festival Canção de Andradas, um evento que busca manter um espaço para a música brasileira de qualidade, valorizando músicos, compositores e intérpretes. Neste ano, aconteceu algo especial para Gisele e sua família. Seu bisavô, o maestro Luiz Secco, foi homenageado no festival. Criaram o “Troféu Maestro Luiz Secco”, para a melhor música de Andradas. “Ficamos muito honrados! Já tínhamos muito orgulho porque minha avó, Luiza Secco Tonon, sempre falou com muita admiração sobre o trabalho de seu pai junto à música. Para nós da família, é uma imensa satisfação ver o reconhecimento pelo trabalho do meu bisavô”, comemora Gisele.
E aí? Gostou de Andradas? Não deixe de conhecer essa cidade pequena que habita tantas histórias!