https://www.fiemg.com.br
Como estará o nosso planeta em 2040? Será que teremos abundância sustentável ou estaremos vivendo num mundo caótico? Os robôs serão amigáveis? Eas pandemias, como H1N1 e o HIV, estarão dizimando a população mundial?
A Semana de Produção e Consumo Sustentável 2016, evento realizado pelo Sistema FIEMG anualmente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, tentou responder a essas e outras questões e temas ambientais que se relacionam com a agenda empresarial. Beia Carvalho, futurista e idealizadora da 5 Years From Now – espaço para a reflexão do futuro dos negócios, realizou a palestra de encerramento com uma apresentação provocativa e questionadora. O que vai definir o que é “ser humano” daqui alguns anos?
Confira o vídeo e entenda um pouco mais sobre o assunto.
Semana de Produção e Consumo Sustentável 2016
Diversos temas sobre o meio ambiente foram discutidos na Semana de Produção e Consumo Sustentável.O evento tem o objetivo de promover a interação entre os diversos atores e debater temas que se relacionam com a agenda empresarial. As discussões se desdobraram em diversos painéis temáticos que contaram com participação de especialistas, setores produtivo e público, organizações não governamentais e sociedade civil organizada, fortalecendo o diálogo para o desenvolvimento sustentável. As novas regras do licenciamento ambiental, segurança hídrica, economia circular, sustentabilidade na cadeia de fornecimento e integração da biodiversidade aos negócios foram os grandes temas empauta do evento este ano.
A sustentabilidade na cadeia de fornecimento tem sido cada vez mais discutida como forma de aprimoramento da atuação sustentável das empresas e promoção de relações comerciais mais justas, competitivas e duradouras em suas cadeias produtivas. O painel dedicado a esse tema contou com a presença de Cristina Fedato, consultora Sênior do CSCP – Centro de Produção e Consumo Sustentável em Wuppertal, Alemanha. Também foram apresentados dois cases de indústrias que são referência mundial no assunto por realizarem de forma exemplar a gestão de seus fornecedores.