Programa Finep Startup foi lançado em Minas Gerais em parceria com o FIEMG Lab, P7 Criativo e Governo do Estado
https://www.fiemg.com.br
O Sistema FIEMG trabalha para apoiar o desenvolvimento econômico e tecnológico de Minas Gerais.
O FIEMG Lab, P7 Criativo e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram o Finep Startup, edital que visa apoiar a inovação em startups intensivas em conhecimento e que dependam de aporte de recursos financeiros para executarem seus planos de crescimento. Com a ferramenta, as empresas selecionadas podem receber investimentos de até 1 milhão reais oriundos da Finep.
O representante da Financiadora, Alexandre Cabral, explicou o funcionamento do novo edital de fomento. Para ele, Minas é um dos ecossistemas mais completos do Brasil e o novo programa tem como objetivo preencher um gap de apoio e financiamento que pode ser útil para muitas empresas mineiras. “Nosso foco é auxiliar empresas inovadoras cujos produtos, processos ou serviços estejam no mínimo na fase de protótipo ou testes e preferencialmente já tendo vendas realizadas,” contou.
Ele ainda prosseguiu, “é importante que essas startups apresentem também receita bruta de até R$ 3,6 milhões, tenham sido registradas na Junta Comercial no mínimo seis meses antes do lançamento do edital e sejam atuantes nas áreas temáticas previstas no programa”.
O programa cobre áreas relevantes para o setor industrial como educação, cidades sustentáveis, finanças, internet das coisas, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura avançada, biotecnologia, tecnologia agrícola, química, jogos eletrônicos e business inteligence.
O superintendente de Desenvolvimento Industrial do Sistema FIEMG, Marcos Mandacaru, ressaltou a importância das conexões estratégicas feitas por diversos atores públicos e privados para a diversificação da economia mineira por meio da inovação e tecnologia.
“Temos várias iniciativas do Governo do Estado, da FIEMG e do Sebrae que tem como foco reerguer a economia por meio da economia criativa. Nosso intuito é alavancar ainda mais nosso ecossistema e criar conexões duradouras de fomento a essas atividades,” comentou.
Já o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Leonardo Dias, ressaltou que o tema é uma das linhas de prioridade do atual governo. Segundo ele, Minas Gerais é um estado estratégico para o país, mas que apresenta uma grande necessidade de diversificação econômica.
“O Governo vem desenvolvendo ações interessantes para todos os tipos de público como estudantes do ensino médio, universitários, professores, pesquisadores e empreendedores. É um foco de nossa gestão, além de formar novos profissionais e empreendedores de sucesso, reter esses talentos em nosso estado,” pontuou.
As inscrições para o Finep Startup podem ser feitas pelo link até o dia 07 de agosto, até às 18 horas de Brasília.