A segurança e a origem do que vai à mesa — ou à taça — estão no centro da nova fase da campanha Vinho Legal, uma iniciativa nacional que reúne entidades representativas do setor vitivinícola, entre elas o Sindicato da Indústria do Vinho de Minas Gerais (SindVinho-MG). O movimento reforça a importância de consumir e comercializar apenas vinhos com procedência garantida, orientando tanto o público final quanto bares, restaurantes e sommeliers sobre como reconhecer produtos legais.
“Um vinho legal é aquele que respeita a lei, o produtor, o importador e o consumidor. Ele é fiscalizado, tem registro no Ministério da Agricultura e informações completas no rótulo. É isso que dá segurança a quem consome e credibilidade a quem serve”, explica Luciano Rebellatto, presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS).
A presidente do SindVinho-MG e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e Vinho do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Heloisa Bertoli, destaca que vinhos, espumantes e outras bebidas ilegais não passam por controle de qualidade e podem conter substâncias nocivas, além de não seguirem boas práticas de conservação e transporte.
“Este é o motivo de colocarem a saúde do consumidor em grave risco. Mais do que uma questão comercial, é um tema de saúde pública e valorização do produtor que trabalha dentro da legalidade”, afirma Heloisa.
A campanha lança um alerta positivo: é possível garantir experiências seguras e autênticas com vinho, desde que observadas informações obrigatórias no rótulo e contrarrótulo, como o nome do produtor, do importador e o registro no MAPA. No caso dos importados, o contrarrótulo em português também é exigência legal. A meta é fortalecer uma cultura de consumo responsável e consciente, valorizando os profissionais que respeitam a legislação e o consumidor.
“Servir vinho legal é mais do que uma escolha comercial. É uma atitude de responsabilidade e respeito com o cliente e com o setor”, reforça Rebellatto.
Sobre a campanha
A Campanha Vinho Legal é uma iniciativa nacional com o apoio de entidades setoriais e órgãos de fiscalização. Seu objetivo é conscientizar consumidores, comerciantes e estabelecimentos sobre os riscos de produtos sem procedência e destacar os benefícios econômicos e culturais do consumo de vinhos legais e rastreáveis.
Entre os apoiadores estão o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), FIEMG, CNA, OCB, Consevitis-RS, Anprovin, e sindicatos e associações de várias regiões produtoras, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
O movimento busca fortalecer a imagem do vinho brasileiro, promover o consumo consciente e incentivar o reconhecimento das regiões produtoras que seguem padrões legais e de qualidade.