Nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, o Hotel Minas Gerais, em Poços de Caldas, foi palco do seminário “CONSTRUINDO CONEXÕES: O Mercado da Construção Civil em Poços de Caldas”. Com o intuito de promover criatividade, colaboração e soluções inovadoras, o evento reuniu empresários, engenheiros, profissionais e estudantes do setor para discutir o desenvolvimento tecnológico e buscar soluções eficientes e sustentáveis.
Organizado pelo SINDUSCON POÇOS e FIEMG Regional Sul, com o apoio crucial do IEL, SENAI e SEBRAE, o evento contou com a ativa participação e o patrocínio do CREA-MG, cujo comprometimento e generosidade foram essenciais para a concretização de cada detalhe dessa iniciativa.
Durante a abertura, o Presidente do SINDUSCON POÇOS e da FIEMG Regional Sul, Rodrigo Costa Batista, deu as boas-vindas a todos os presentes. Destacou a importância do evento para o setor da construção civil na região e ressaltou a relevância das parcerias para promover o conhecimento, o desenvolvimento profissional e a inovação nas comunidades: “Este é um momento especial em que nos reunimos para promover não apenas a construção de edificações, mas a construção de conexões sólidas e duradouras no setor da construção civil. Acreditamos que a colaboração entre empresários, engenheiros, profissionais e estudantes é fundamental para impulsionar o avanço tecnológico e encontrar soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado. Ressalto também a relevância das parcerias que tornaram este evento possível. A colaboração entre o SINDUSCON POÇOS, FIEMG Regional Sul, IEL, SENAI, SEBRAE e, especialmente, o patrocínio do CREA-MG, é fundamental para o sucesso desta iniciativa. É por meio dessas parcerias significativas que conseguimos promover o conhecimento, o desenvolvimento profissional e a inovação em nossas comunidades”.
O Presidente Eleito do CREA-MG para a gestão 2024/2026, Marcos Gervásio, também proferiu palavras inspiradoras, destacando a conexão entre o CREA-MG e os profissionais do setor e relatando que esse tipo de evento será replicado pelo restante do estado, em sua gestão.
A presença ilustre do Prefeito de Poços de Caldas, Sergio Antônio Carvalho de Azevedo, na abertura do evento, sublinhou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento e aprimoramento do mercado local: “É uma honra estar aqui diante de representantes tão expressivos do setor da construção civil, um setor que desempenha um papel fundamental em nossa comunidade e é, sem dúvida, um grande indutor do crescimento econômico local. Como prefeito de Poços de Caldas, reconheço a importância estratégica da construção civil, que não é apenas a base física da nossa comunidade, mas também o motor que impulsiona o progresso. Em tempos de crise, somos os primeiros a sentir os impactos, mas, igualmente, quando a recuperação se inicia, somos os primeiros a experimentar os sinais positivos. A construção civil tem a capacidade única de puxar o crescimento em diversos setores, influenciando positivamente a economia local. Neste sentido, eventos como este desempenham um papel crucial ao proporcionar um espaço para a troca de conhecimento, networking e discussões que visam aprimorar e inovar a indústria da construção civil. Agradeço a todos os envolvidos na organização deste evento e aos participantes que, com seu engajamento, contribuem para fortalecer nossa comunidade e impulsionar o setor”.
Ao longo dos dois dias, o evento ofereceu um conjunto de palestras ministradas por especialistas renomados, abordando temas cruciais para a construção civil. Na programação do dia 29/11 foram apresentados os seguintes temas:
- Eduardo Luiz Souza Ribeiro (Gerente da Divisão do Colégio de Entidades de Classe CREA-MG) abordou a ‘CONEXÃO – CREA-MG e Profissionais’.
- Rodrigo Gonçalves Morais (Arquiteto e urbanista) discutiu como a ABNT NBR 15575 afeta os processos das construtoras e fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos.
- Otávio Luiz do Nascimento (Especialista em Consultorias Técnicas para Construção Civil) compartilhou insights sobre patologia, desempenho e garantias em sistemas de fachadas.
- José Antônio da Silva (Superintendente da CAIXA ECONOMICA – área de habitação) trouxe perspectivas para 2024 sobre financiamentos imobiliários.
No segundo dia, 30/11, destacamos palestras como:
- Cesar Augusto de Paiva Pinto (Gerente do Departamento de Planejamento, Gestão, Tecnologia e Obras do CREA-MG) abordou como o CREA-MG fiscaliza para gerar oportunidades.
- Diego Silva (Engenheiro Civil) apresentou ideias sobre construção conectada, inteligência artificial e design generativo.
- Marcelo Luiz Gonçalves (Gestor de empresas) trouxe interpretações estratégicas de dados imobiliários, ferramentas de geomarketing e apresentou aos presentes, os resultados do Primeiro Censo de Mercado Imobiliário de Poços de Caldas.
A FIEMG Regional Sul e o SINDUSCON POÇOS, reforçam sempre seu compromisso com a indústria mineira. Juntos, sindicatos patronais e FIEMG, constroem uma rede sólida de conhecimento e colaboração para o futuro promissor da indústria no sul de Minas.
Acesse aqui todas as fotos do evento!