O encerramento do Projeto OLIMPA 2024 – Olimpíadas de Sustentabilidade Ambiental aconteceu no dia 29 de novembro, em Pouso Alegre, e celebrou o impacto positivo de uma iniciativa inovadora que alia esporte, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Realizado no âmbito do Programa Aliança Ambiental Estratégica, o Projeto OLIMPA 2024 reuniu empresas como Unilever, XCMG, Adient, Prática, Berry Global e ACG, que, ao longo do ano, promoveram ações que foram além da prática esportiva, integrando preservação ambiental e engajamento comunitário.
Essa iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da SEMAD, com apoio do SESI, promoveu ações socioambientais voluntárias no setor industrial mineiro, alinhadas às práticas ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O programa integra empresas, comunidades e instituições como SEMAD e FIEMG, fortalecendo a sustentabilidade local e reconhecendo boas práticas através do Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental, que valoriza projetos inovadores e de impacto positivo.
Nessa primeira edição do OLIMPA, as atividades principais incluíram a Caminhada Ecológica, que engajou voluntários na limpeza de áreas verdes; o Pedal com Plantio, em que ciclistas participaram do plantio de árvores; o legado socioambiental em que cada empresa promoveu, em 1 escola da região, a educação ambiental com práticas de conscientização, responsabilidade compartilhada e desenvolvimento individual juntos aos alunos; e a Canoagem Ecológica, que combinou a prática esportiva com a limpeza de rios, ações que reforçaram o papel da indústria como agente de transformação, ao mesmo tempo em que disseminaram práticas ESG.
Todas as empresas participantes foram certificadas com o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental, em reconhecimento às suas práticas socioambientais, e a empresa ACG foi premiada com o Troféu OLIMPA 2024, após obter a maior pontuação nas disputas.
Durante o evento, o presidente da FIEMG Regional Sul, Rodrigo Costa Batista, destacou o impacto da iniciativa: “O OLIMPA é um exemplo concreto de como a indústria pode ser protagonista na construção de um futuro sustentável. Parabenizo todas as empresas pelo compromisso com as práticas sustentáveis e agradeço aos nossos parceiros, como IEL e SESI, que fortalecem nossa missão de promover desenvolvimento humano e transformação social. Que este legado inspire novas ações e consolide o Sul de Minas como referência em inovação e sustentabilidade.”
O encerramento do Projeto OLIMPA marcou não apenas a celebração de um ciclo de sucesso, mas também o anúncio de sua continuidade. A próxima edição já está confirmada, não apenas em Pouso Alegre, mas também em outras cidades de Minas Gerais, expandindo o alcance dessa iniciativa que alia esporte, responsabilidade socioambiental e inovação. O objetivo é levar o impacto positivo do OLIMPA para novas regiões, reforçando o compromisso da indústria mineira com a sustentabilidade e a transformação social em todo o estado.