Belo Horizonte vem se tornando, cada vez mais, uma cidade do carnaval. Na programação extensa da folia belo-horizontina, estão previstas a participação de 536 blocos de ruas que irão realizar 581 cortejos em nove regionais do município. Milhares de pessoas, de todo o país, irão tomar as ruas da capital mineira e, para celebrar a festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar.
“O volume de vendas no carnaval é muito grande e repercute, principalmente, entre os grandes produtores que fazem contrato de exclusividades para os eventos locais. É importante abrir espaço também para produtores que utilizam insumos locais e valorizam a cultura regional. E temos belos produtos que se encaixam neste perfil e que estão pedindo passagem no mercado”, explica Mário Marques, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). “Entretanto”, afirma, “com a festa na cidade, setores como supermercados, bares e restaurantes, que são onde atuamos, têm uma movimentação diferenciada, alavancando as vendas”.
Graças aos foliões que consomem bebidas em casa, os supermercados passam a ter significativa relevância como canal de vendas. “Já estamos percebendo este movimento nas gôndolas de nossos supermercados”, afirma Marques, ressaltando que consumidores mais exigentes demandam uma oferta maior de aroma e sabores.
Marques destaca também as bebidas alcoólicas mistas produzidas no estado, que fazem sucesso nos períodos de verão e carnaval. “A estimativa é que ocorra um aumento de 50% nas vendas deste tipo de produto, 20% a mais do que a previsão de venda de cerveja no mesmo período”, disse Cristiano Lamego, superintendente do SindBebidas, esclarecendo, que neste segmento se destacam as chamadas “low álcool” (baixo teor alcoólico) e “ready to drink” (bebidas prontas para o consumo) e envasados em pequenas porções de uso rápido e prático pelo consumidor. “São bebidas prontas para consumo e que unem sabor, conveniência e um toque de álcool, sendo um produto versátil e prático”.
Outro sucesso apontado Lamego são as “hard seltzers”, bebidas que misturam água com gás, álcool (base de cereal ou cana) e aromas, sendo a maioria deles de frutas. “Elas têm um apelo saudável, baixo teor alcoólico, um perfil refrescante e são de consumo rápido e fácil. São bebidas bastantes populares entre os millennials”, ressalta.
Bebidas destiladas – O SindBebidas aponta que o mercado de bebidas destiladas no Brasil, após a pandemia, vem apresentando crescimento moderado. “Mas, em Minas Gerais, temos uma bebida símbolo do estado, a cachaça, que atualmente está a altura de qualquer destilado premium do mundo e tem bom desempenho nas vendas”, comenta Marques.
Segundo o gestor, outro segmento que vem crescendo é o de gin. “Este produto vem se destacando nos últimos anos. Os consumidores passaram a consumi-lo em bares, restaurantes e festas. A pandemia afetou as vendas dos destilados, porém esse cenário mudou com a tendência de preparo de drinks em casa e em novas formas de consumo”, celebra.
Com a variedade de opções e a programação intensa do carnaval de Belo Horizonte, o setor de bebidas está otimista quanto às vendas de seus produtos.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG