A delegação brasileira composta por mais de 50 pessoas inscritas para a Missão Empresarial à Feira CIIE – China International Import Expo, entre empresários e representantes do governo, participou neste primeiro dia de um programa executivo de capacitação IEL Experience Shangai, realizado na New York University de Xangai. Durante a programação, a comitiva brasileira participou de uma capacitação e visita técnica a uma empresa chinesa.
A abertura do programa foi feita pelo presidente da FIEMG e vice-presidente da CNI, Flávio Roscoe, seguido do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. A capacitação foi dividida em duas aulas magnas, sendo a primeira sobre a China e o Novo Mapa da Economia Global: Oportunidades e Desafios para o Brasil, ministrada pelo professor titular da Universidade NYU Xangai, Rodrigo Zeidan.
Zeidan doutor é também professor Honorário da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, pesquisador visitante na Universidade de Cambridge, autor de dez livros e 50 artigos científicos, comentarista da CNN Brasil e colunista no Valor Econômico.
A segunda aula sobre Como fazer negócios com a China, foi ministrada pelo professor e doutor Raymond Ro, reitor associado de Negócios na NYU Xangai, PhD pela Harvard Business School, Conselho de Programa de Empreendedorismo da Harvard, co-founder de mais de dez startups, mais de 20 anos de experiência na Wall Street e Consultor Sênior de Serviços de Mercado Asiático.
De acordo com o presidente da FIEMG, o primeiro dia de imersão na China foi muito produtivo. “Participamos de aulas na New York University no campus de Xangai, onde entendemos um pouco mais sobre a dinâmica da economia chinesa, os desafios atuais do país, para onde a nação está caminhando e como conseguiu chegar onde está”, disse. 
Luiz Fernando Coimbra Renner, sócio da Alerce e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), elogiou a missão que está sendo articulada  pela FIEMG. “É uma oportunidade ímpar estar na China pela primeira vez, conhecer a cultura e as possibilidades de negócios do país. Tivemos uma manhã intensa, com palestras interessantes e muito importantes para entender melhor sobre a economia chinesa e a realidade geopolítica que o país vive em relação ao restante do mundo. Estou na expectativa de compartilhar a experiência e as possibilidades de negócios com os companheiros do Maranhão”, ressaltou o empresário maranhense. 
Além das aulas técnicas, o programa executivo de capacitação IEL Experience Shangai promoveu uma visita técnica à Hugong Manufacturing Co., que é número 1 em seu segmento de atuação na China, listada na Bolsa de Valores de Xangai, tem mais de US$ 300 milhões de faturamento anual, mais de 200 colaboradores, exporta para 108 países, tem três fábricas operando como centros de inovação, é reconhecida como líder em engenharia de precisão e está entre as top 10 da China em automação industrial.
“Visitamos também a Hugong Manufacturing Co., a maior fábrica de soldas da China e o maior exportador de máquinas de soldas e máquinas de corte chinesa — um grande fornecedor das empresas brasileiras. Conhecemos todo processo produtivo, laboratórios e participamos de testes de desenvolvimento em uma empresa totalmente integrada a supply chain mundial”, destacou Roscoe.
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, falou sobre sua primeira participação em uma missão junto à FIEMG. “É uma experiência muito enriquecedora, não apenas pelo convívio com grandes empresários, mas também para aprender muito sobre a China. Ter acesso à aulas em uma universidade como a NYU de Shangai e acesso a vários empresários chineses é também uma oportunidade única proporcionada pela FIEMG. Espero poder participar outras tantas vezes”, disse. 

Sobre a Apex
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. 
Mais informações: ApexBrasil | Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos
Marina Rigueira 
Imprensa FIEMG