A FIEMG realizou, no dia 26 de novembro, o seminário “Integridade em Pauta”. O evento aconteceu na sede da Federação, em Belo Horizonte, e reuniu lideranças empresariais, representantes do setor público, especialistas em governança e profissionais da comunicação para discutir caminhos para fortalecer a cultura ética no ambiente corporativo.
A condução da cerimônia ficou a cargo de Geysel Oliveira, analista de Governança, Riscos e Compliance da FIEMG, que abriu o evento ressaltando a importância da integridade como pilar essencial para negócios sustentáveis e responsáveis, além de enfatizar o caráter estratégico do encontro, que reuniu especialistas e profissionais interessados em fortalecer práticas éticas nas organizações. Em seguida, o superintendente de Governança e Integridade da FIEMG e secretário executivo do Conselho Estratégico, Paulo Soares, deu as boas-vindas aos participantes, reafirmando o compromisso institucional com a transparência e a governança.

“Quero agradecer a presença de todos vocês aqui na Casa da Indústria”, disse Soares. “É muito significativo ver tantos parceiros que têm caminhado conosco ao longo dos anos, contribuindo para construir, aprimorar e fortalecer esse ecossistema de integridade. Compartilhamos princípios, compromissos e boas práticas, sempre guiados pela responsabilidade de entregar o nosso melhor à sociedade”, afirmou, ressaltando que a FIEMG está em uma jornada que começou há muito tempo e que não tem fim. “A integridade é dinâmica, evolui conosco e com as instituições. Ela não é um ponto de chegada, mas o próprio caminho. E, para uma organização grande e complexa como a nossa, é o que torna possível encontrar um terreno comum, construir confiança e alcançar nossos objetivos de forma consistente e responsável. É também o que nos permite uma vida profissional mais plena e mais alinhada aos nossos valores”, ressaltou o superintendente de Governança e Integridade da FIEMG e secretário executivo do Conselho Estratégico.
A celebração do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial marcou um dos momentos centrais do evento, reunindo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; o superintendente de Governança e Integridade da Federação, Paulo Soares; e a diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da CGU, Cristine Ganzenmüller. O ato simbolizou o compromisso da instituição em fortalecer políticas de transparência e governança no ambiente industrial.
Representando a Controladoria-Geral da União, Cristine destacou a importância do movimento coletivo em torno da integridade. “A CGU só pode agradecer por essa mobilização. Cada entidade que ingressa no Pacto fortalece essa rede e contribui para relações mais íntegras, transparentes e éticas no ambiente de negócios”, afirmou. Ela reforçou que o projeto é voltado exclusivamente ao fomento de boas práticas e não envolve ações de controle ou fiscalização. “Queremos ampliar a adesão das empresas ao Pacto Brasil. É um convite para que mais organizações conheçam a iniciativa e se unam a esse esforço conjunto.”

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que integridade e compliance são condições indispensáveis para a competitividade do país. “Integridade é competitividade. O Brasil convive historicamente com a cultura do ‘jeitinho’, e precisamos superá-la sem perder nossa criatividade”, afirmou. Roscoe ressaltou ainda o avanço das práticas de governança dentro do Sistema FIEMG, com modernização estatutária, fortalecimento da autogestão e implementação de regras rígidas de responsabilidade administrativa e alternância de poder.
Painéis temáticos – A programação da manhã teve início com o painel “Comunicação Estratégica: o elo que transforma o compliance em cultura organizacional”, mediado por Camila Mota, head de Compliance, PLD e DPO na W1 Consultoria. O debate contou com a participação do diretor Jurídico e de Compliance da Gasmig, Daniel Lança; do superintendente de Comunicação e Marketing da FIEMG, Pedro Costa; e do vice-presidente de Auditoria e Compliance da América do Sul na Stellantis, Mateus Flecha. Os painelistas discutiram o papel transformador da comunicação no fortalecimento da cultura de compliance, destacando a necessidade de alinhar discursos, práticas e comportamentos para consolidar a ética como valor cotidiano nas empresas.
“Não adianta termos um propósito claro e uma cultura bem definida se não tivermos uma comunicação que permeie tudo isso, levando a informação, transmitindo o conteúdo e fazendo o alinhamento diário das equipes. Sem isso, nós perdemos. Vira um telefone sem fio: eu conto para quem está ao meu lado, essa pessoa passa para outra, a mensagem distorce e o sentido original se perde”, afirmou Costas.
Logo depois, teve início o painel “Integridade como vantagem competitiva”, mediado por Érica Alcântara, gerente de Governança, Riscos, Compliance e Privacidade da FIEMG. Participaram da conversa Cristine Ganzenmüller, diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU); Leonardo Frizeiro, diretor sênior de Integridade da Usiminas; e José Guimarães, compliance officer do Grupo Coesa e presidente da Comissão de Compliance Nacional.
O debate ressaltou como programas robustos de integridade influenciam a competitividade das empresas, ampliam a credibilidade institucional e fortalecem relações com clientes, fornecedores, investidores e sociedade.

O período da tarde foi iniciado com o painel “Da contratação ao resultado: integridade e responsabilidade na gestão de fornecedores”, mediado por Hannée El Homsi, analista de Governança, Riscos e Compliance da FIEMG. Participaram como painelistas Cássio Maia, gerente de Compliance da Samarco; Anna Bernardino, gerente Jurídica de Compliance na ArcelorMittal; e Júlia Ruela, head de Compliance da Corrêa Ferreira Advogados e presidente da Comissão de Compliance da OAB/MG. Os convidados discutiram a importância da integridade na cadeia de valor, reforçando a necessidade de due diligence contínua, critérios de contratação alinhados à ética e mecanismos de monitoramento responsáveis.
O último painel do dia, “Integridade e riscos emergentes: inteligência artificial, dados e reputação”, foi mediado por Loyanna Menezes, sócia-diretora executiva e head de Inovação no Abi-Ackel Advogados. O debate contou com Alex Medeiros, diretor de GRC e Privacidade de Dados da MRV&Co; Luiz Henrique Lobo, membro independente de conselhos, especialista em riscos, consultor e palestrante; e Misma de Paula, superintendente de Gestão Estratégica, Governança e Compliance da Itaminas. Os participantes analisaram os desafios trazidos pelas novas tecnologias, especialmente pela inteligência artificial, e discutiram como esses avanços impactam a gestão de riscos corporativos, a segurança da informação e a reputação das organizações.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG