A noite de 27 de novembro marcou mais um capítulo importante na história da FIEMG Regional Zona da Mata. A entidade foi homenageada com a Comenda Bernardo Mascarenhas 2025, uma tradicional honraia concedida pela Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR). A cerimônia, realizada no auditório da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, integrou as comemorações pelos 29 anos da Agência e reuniu autoridades, lideranças empresariais, educacionais e institucionais em um ambiente carregado de simbolismo e reconhecimento.
A FIEMG Regional Zona da Mata, indicada por unanimidade pelos parceiros da ADJFR, foi representada na solenidade pela presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (Metal JF), Ana Lúcia Machado Sabino, já que a presidente Mariângela Marcon se encontra em viagem ao exterior. Também foram homenageados nesta 16ª edição da Comenda a empresa Carbeto de Silício Sika Brasil Ltda – Kymera Internacional, de Barbacena; o jornalista e colunista social Cesar Romero Giovanini Corrêa; a Rede de Ensino Apogeu e o Restaurante Brasão.
A solenidade teve início com a exibição de um vídeo sobre a trajetória do industrial Bernardo Mascarenhas, seguida pela apresentação do coral da Rede de Ensino Apogeu. A mesa de honra foi composta pelo presidente da ADJFR, Célio Chagas; pela prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; pelo diretor da Faculdade Suprema, Ricardo Campelo; pela pró-reitora de Graduação e Pesquisa, Priscila de Faria, representando a reitora da UFJF, Girlene Alves; pelo presidente da CDL-JF, Marcos Casarin; e pelo superintendente da ADJFR, José Geraldo Neto de Faria.
Em seu pronunciamento, Célio Chagas abriu a noite citando Aristóteles — “A grandeza não consiste em receber honra, mas em merecê-la” — ressaltando que a Comenda é entregue apenas àqueles cuja atuação deixa marcas reais na história do desenvolvimento regional. Destacou as iniciativas promovidas pela Agência ao longo de quase três décadas e exaltou o mérito dos homenageados de 2025, descrevendo-os como “protagonistas de uma vida dedicada ao progresso de Juiz de Fora e da Zona da Mata”.

A prefeita Margarida Salomão reforçou o espírito da homenagem lembrando que Bernardo Mascarenhas foi um pioneiro que impulsionou a industrialização mineira e lançou as bases de um projeto de cidade inovadora. Segundo ela, “os comendadores de hoje são herdeiros dessa responsabilidade: construir uma cidade pautada por um desenvolvimento mais inclusivo, robusto e marcado pela inovação e pioneirismo”.
Representando todos os agraciados, o diretor da Rede Apogeu, Makerley Arimatéia, destacou em sua fala a importância do trabalho coletivo como motor do progresso: “Hoje celebramos a força da articulação coletiva. O progresso de uma cidade é formado pela coletividade. Representando a educação, me honra receber essa comenda juntamente com a indústria, comércio e comunicação. Precisamos agora transformar essa homenagem em legado, construir uma cidade pautada no compromisso coletivo, com inovação. O progresso de constrói com cooperação e trabalho. Vamos olhar para o futuro com ousadia e esperança”, disse.
Ana Lúcia agradeceu a oportunidade de receber a homenagem em nome de Mariângela Marcon e destacou a honra em ser indicada para isso, parabenizando a presidente por esse importante reconhecimento de seu trabalho à frente da FIEMG Regional ZM. Mariângela ressaltou o valor simbólico e institucional da homenagem: “A Comenda Bernardo Mascarenhas representa um reconhecimento que muito nos honra e reforça nossa responsabilidade com o desenvolvimento da região. A FIEMG Regional ZM trabalha lado a lado com a ADJFR e com todos os setores produtivos para construir um ambiente industrial mais moderno, competitivo e integrado. Considero que esta homenagem contempla não apenas a minha liderança, mas todo o trabalho articulado pela equipe da Regional em diálogo permanente com as indústrias, sindicatos e instituições parceiras”.
FIEMG Regional Zona da Mata: presença que transforma
A FIEMG Regional Zona da Mata é uma das 11 regionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e atua como motor estratégico de desenvolvimento econômico e social na região. Fundada em 1987, e atualmente presidida por Mariângela Miranda Marcon, a Regional mantém firme seu propósito institucional: fomentar a modernização industrial, impulsionar a inovação e ampliar a competitividade das empresas locais.
Sua estrutura é ampla e capilarizada: são 21 unidades operacionais, entre escolas SESI com educação regular, escolas SENAI de formação profissional, unidades integradas SESI/SENAI, Clubes SESI e unidades de Saúde e Segurança no Trabalho, todas integradas a um planejamento estratégico voltado para formar e qualificar a nova geração de trabalhadores e gestores industriais.
A FIEMG Regional ZM representa 13 sindicatos industriais e presta serviços para 142 municípios, cobrindo mais de 6% do território mineiro e atendendo a uma população estimada em 2,2 milhões de habitantes. Por meio de seus programas de capacitação, inovação, consultoria técnica, assessorias jurídica e econômica, e ações de articulação institucional, a Regional atua como ponte entre empresas, sindicatos, poder público e sociedade, promovendo um ambiente favorável ao crescimento sustentável.
Para Mariângela Marcon, alianças sólidas como as firmadas com a ADJFR refletem a essência de sua gestão: “Desenvolvimento se constrói com cooperação, planejamento e coragem para inovar. A FIEMG Regional Zona da Mata está comprometida com um progresso que alcance toda a região e que prepare nosso setor produtivo para os desafios de um mundo em constante transformação.”
Com o recebimento da Comenda Bernardo Mascarenhas 2025, a FIEMG Regional ZM teve seu papel reafirmado como protagonista na construção de um futuro industrial mais robusto, integrado e visionário para toda a Zona da Mata mineira.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG