Na manhã deste domingo (01/9), a Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, se tornou o ponto de encontro da 2ª edição da corrida “Eu Amo Leite”, promovida pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (SILEMG), reunindo quase 2 mil participantes em um evento que destacou a importância do leite na alimentação saudável e uniu famílias em torno da prática esportiva.
O presidente do SILEMG, Guilherme Abrantes, explicou que o propósito central da corrida é conscientizar sobre a alimentação saudável na composição do esporte. “O real motivo dessa corrida é mostrar que o leite é o principal nutriente para dar energia, alimentar bem o corpo e oferecer saúde. Queremos reforçar que, sem os nutrientes provenientes do leite, não se consegue fazer um esporte tão saudável”, disse.
Abrantes ainda destacou a expansão da estrutura para essa segunda edição, que contou com mais pontos de distribuição de alimentos lácteos e fitness para os atletas. “Os parceiros e as indústrias associadas ao SILEMG visualizaram a importância da corrida na promoção da saúde atrelada ao seu produto”, contou o presidente afirmando que foi procurando pelas marcas que queriam participar dessa edição da corrida.
Para Cadu Rezende, sócio da TBH Esportes, a estrutura da corrida é o ponto alto para a confiança dos participantes, pois é idealizada também para famílias. “É um evento com uma estrutura completa, desde a segurança no percurso aos estandes de grandes marcas, distribuindo cortesias e realizando ações. Além disso, os atletas gostam muito de ganhar produtos fitness para uma alimentação saudável”, disse Rezende, afirmando que o sucesso desta segunda edição, com 1350 inscritos e ingressos rapidamente esgotados, criou boas expectativas para o ano que vem.
A corrida atraiu participantes de diferentes idades e perfis. Rosilene Auxiliadora, de 62 anos, estreou na corrida “Eu Amo Leite” e compartilhou sua experiência. “Correr é uma boa atividade física, mas eu venho às corridas, para falar a verdade, para me distrair e socializar. Eu gosto muito de, na hora da partida, sair com todo mundo, sentir aquela energia. É o que me motiva a ir”, contou Rosilene, que começou a correr incentivada por uma amiga, completou os 5 km, alternando entre corrida e caminhada devido a dores no joelho, mas não desistiu em nenhum momento.
Diversas famílias com crianças também registraram presença no evento, como no caso de Eliane Jesus Coelho, 48 anos, que participou da corrida ao lado, do marido, Patrício Pereira, 46 anos, e dos netos Jean, de 9 anos, e Miguel, de 6. “Eles estão comigo hoje e a minha motivação para correr vai para além da minha saúde, que é incentivar meus netos a fazer o exercício e a conviver com outras pessoas”, contou Eliane, que percorreu os 5 km de corrida com eles mesmo com a opção do percurso kids disponível. Jean, animado, disse: “A minha motivação para correr é a medalha. E também a minha avó que fica feliz e me deixa feliz quando me traz”.
Já o avô de Jean e Miguel destacou a importância do evento na união familiar. “A corrida, no meu ponto de vista, junta as pessoas. Porque a gente vive em um mundo muito dividido, em todos os sentidos, então, para a corrida você vem, traz a família, conhece pessoas novas e faz amizades que carregamos pra vida inteira. E eu acho que isso é o mais importante. Sem contar que também estou cuidando da saúde”, disse Patrício, que já havia participado da primeira edição da corrida “Eu amo Leite” e celebrou a oportunidade de estar ao lado de toda a família nesta segunda edição.
A 2ª corrida “Eu Amo Leite” foi, portanto, mais do que uma simples prova esportiva; foi um evento que promoveu saúde, bem-estar e, principalmente, a união entre as pessoas, reforçando a importância de uma alimentação saudável e do convívio familiar.
Confira abaixo (na galeria) as fotos da corrida “Eu amo Leite”.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG