Uma delegação formada por representantes de empresas chinesas ligadas à cadeia produtiva do lítio esteve na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (28/05), para conhecer o potencial mineral de Minas Gerais e as oportunidades de negócios relacionadas ao setor. O grupo busca ampliar o acesso a matérias-primas estratégicas para a produção de baterias, armazenamento de energia, reciclagem e refino de lítio.
A delegação foi composta por representantes de empresas que atuam em diferentes etapas da cadeia do lítio. Entre elas, a Wanhua Chemical Battery Industry, especializada em baterias e refino de carbonato de lítio; a Hunan Yuneng Recycling Technology, voltada ao refino e reciclagem de materiais para baterias; a Greatpower Nickel & Cobalt Materials, produtora de materiais catódicos; a Xiamen Hithium Energy Storage Technology, fabricante de sistemas de armazenamento de energia; a Shanghai Ganglian E-Commerce Holdings, empresa de inteligência de mercado para commodities; e a Hunan Nengli Energy, trader de minério de lítio. As organizações buscam identificar fornecedores, estabelecer parcerias comerciais e avaliar oportunidades de investimentos de longo prazo no Brasil.
Durante o encontro, a analista de Negócios Internacionais da FIEMG, Renata Lima apresentou aos investidores a estrutura da FIEMG, destacando os serviços oferecidos ao setor industrial mineiro, a atuação da entidade no fortalecimento da competitividade das empresas e as conexões estabelecidas com mercados internacionais para atração de investimentos e promoção de negócios.
Já o coordenador do Centro de Descarbonização do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), Luiz Cláudio de Melo Costa apresentou a infraestrutura do CIT SENAI e os serviços de apoio à indústria voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias, pesquisa aplicada e transição para uma economia de baixo carbono.
Representando a Invest Minas, Thiago de Araújo Ladeira destacou as iniciativas do Governo de Minas para atração de investimentos e apresentou aos empresários o projeto Lithium Valley Brazil, estratégia criada para consolidar o Estado como um dos principais polos mundiais da cadeia do lítio. O programa busca estimular investimentos em mineração, processamento mineral, fabricação de componentes e desenvolvimento tecnológico, agregando valor à produção mineral e fortalecendo a industrialização local.
A visita reforça o crescente interesse internacional pelas reservas de minerais críticos existentes em Minas Gerais, especialmente diante da expansão global da mobilidade elétrica e dos sistemas de armazenamento de energia.
Relações comerciais entre Minas Gerais e China
A China é atualmente a principal parceira comercial de Minas Gerais e um dos maiores mercados consumidores de minerais estratégicos, além de liderar segmentos industriais ligados à produção de baterias e veículos elétricos.
Atualmente, o país asiático responde por aproximadamente 35% das exportações mineiras, consolidando sua relevância para a economia estadual.
Veja mais fotos da reunião, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG