A delegação mineira da WorldSkills Brasil está em Santiago, no Chile, para participar da 6ª edição da WorldSkills Américas, que acontece até o dia 8 de novembro. O torneio reúne mais de 300 participantes, entre competidores, especialistas e delegados técnicos de 13 países: Bolívia, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Brasil.
O evento, considerado o principal encontro das Américas voltado à educação profissional, tem o objetivo de promover a troca de experiências, o aprimoramento técnico e a integração entre os países por meio da competição de habilidades.
Minas Gerais em destaque
A delegação mineira, formada por competidores do SENAI-MG, representa o Brasil em seis ocupações nesta edição da WorldSkills Américas: #04 – Mecatrônica; #05 – Desenho Mecânico em CAD; #23 – Robótica Móvel; #32 – Confeitaria; #48 – Indústria 4.0; e #54 – Segurança Cibernética.
A presença mineira reforça a tradição do Estado como um dos principais polos de formação técnica e tecnológica do país. Somente na etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025, realizada em setembro, em Brasília, Minas conquistou 14 medalhas de ouro, 14 de prata, 7 de bronze e 2 de excelência, consolidando seu papel de destaque entre os Departamentos Regionais do SENAI.
Competição continental
Ao todo, a delegação brasileira disputa 19 das 20 ocupações da competição. Algumas modalidades tiveram ajustes nesta edição: a ocupação Sistema de Energia Fotovoltaica, que no Brasil é individual, passou a ser disputada em dupla, com os dois primeiros colocados da etapa nacional. Já as provas de Tornearia CNC e Fresagem CNC foram unificadas na categoria Usinagem CNC, com representação de um único competidor.
Acompanhe ao vivo
As provas e demonstrações da WorldSkills Américas 2025 estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal oficial do evento: twitch.tv/worldskillschile
Thaís Mota
Imprensa FIEMG