O Imersão Indústria 2023, evento que reúne os maiores especialistas de mercado do país, chegou ao terceiro dia nesta quarta-feira (25) com inúmeras palestras simultâneas, que reuniram, juntas, centenas de participantes.
Em um dos auditórios, a pauta foi a inclusão e a diversidade no setor produtivo. Alessandra Rigueira, analista do setor de responsabilidade social da FIEMG, mediou um debate com a líder em ações de diversidade, engajamento e inclusão para a América do Sul da Stellantis, Amanda Barbosa, e o gerente de saúde ocupacional da Vale, Daniel Penna.
Eles reforçaram a necessidade de discutir e aplicar o tema nos ambientes industrias, visto que o assunto ainda é tido como um tabu em muitas empresas. Segundo Amanda Barbosa, é fundamental compreender o contexto em que a instituição está inserida para que possam ser definidas estratégias de implementação de práticas que contribuam com a diversidade e inclusão no âmbito corporativo. Recentemente, a Stellantis, com o auxílio do SENAI, desenvolveu um projeto de sensibilização e engajamento dos colaboradores que atuam na manufatura da multinacional, com a intenção de criar uma familiaridade dos funcionários com o tema.
Em seguida, o gerente de saúde ocupacional da Vale apresentou os detalhes do Programa Incluir, criado pela empresa com o objetivo de aprimorar a proposta de diversidade e garantir que os colaboradores com deficiência desempenhem as atividades diárias de acordo com as suas capacidades funcionais. No fim da palestra, a representante da FIEMG ressaltou a necessidade de engajar a equipe em pautas relacionadas à diversidade e inclusão, a fim de aplicar essas práticas em todos os setores da empresa.
Bem-estar e produtividade
Durante outro painel temático, especialistas em recursos humanos debateram ações que contribuem com o bem-estar dos colaboradores e, com isso, impactam diretamente na produtividade das equipes. Fabiana Dutra, co-founder da EloxLab, afirmou que a experiência no ambiente de trabalho não é uma responsabilidade única do RH, mas sim de todas as áreas da empresa. Na avaliação de Marisabel Ribeiro, diretora de consultoria em estratégia e gestão de talentos pele Mercer e professora doutora da ESPM e FGV nos MBA de gestão de pessoas, é fundamental mapear a essência de cada funcionário para que seja possível usufruir de ‘’todas as suas potencialidades’’. Por fim, a diretora de aprendizagem e experiência do empregado da Vale, Paula Eller, e a diretora de gestão estratégia de pessoas e cultura da ManpowerGroup, Wilma Dal Col, destacaram a importância de uma cultura de aprendizagem no ambiente corporativo, para que haja uma preocupação não só com a vivência do cliente, mas também, com a do colaborador.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig e Vale são os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O apoio é da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG