O Sicoob Credifiemg promoveu, nesta quarta-feira (10/12), o 1º Encontro Institucional, reunindo equipes e lideranças no auditório da FIEMG, em Belo Horizonte. O encontro apresentou os principais resultados de 2025, reforçou diretrizes estratégicas e abriu espaço para diálogo sobre o futuro do cooperativismo financeiro. A gerente de Comunicação Interna da FIEMG, Edith Muls, conduziu o evento.
O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credifiemg, Edwaldo Almada de Abreu, compartilhou uma reflexão sobre trajetória profissional, ambição e propósito. Ele retomou uma memória marcante de sua juventude, quando, aos 16 anos, foi questionado pelo presidente do grupo empresarial onde trabalhava sobre seus objetivos de carreira. “Eu respondi que queria ser presidente do grupo. Olha que desafio falar para um grande empresário essa ambição que eu tinha”, relatou. Segundo Edwaldo, esse episódio despertou a atenção de seu líder e reforçou sua dedicação aos estudos, o que o levou a se tornar vice-presidente executivo aos 25 anos.
Almada destacou ainda seu entusiasmo com o cooperativismo, afirmando que o setor tem papel de transformar a vida das pessoas e empreendimentos. “O cooperativismo como um todo é transformador da sociedade. Não é apenas o crédito: é financeiro, é depósito, é consórcio, é seguro. É muito maior que isso”, disse. “O trabalho é o melhor divertimento da vida. Por isso, despertem cada vez mais para serem mais produtivos”, finalizou.
Na sequência, o diretor executivo de Administração, Márcio Mikio Corrêa, apresentou os resultados financeiros do período e, ao lado da diretora executiva de Riscos, Márcia de Oliveira Rocha, detalhou os indicadores da Pesquisa de Clima e Engajamento, que apontaram avanços relevantes e diretrizes para fortalecimento da cultura organizacional.
A superintendente de Defesa de Interesse e Gestão do Sistema FIEMG, Erika Morreale, apresentou a parceria entre o RH da FIEMG e o Sicoob Credifiemg, destacando que a cooperação será contínua e orientada por práticas de governança de pessoas. Segundo ela, o trabalho envolverá revisão da estrutura organizacional, cultura, clima, comunicação, integridade, atração e retenção de talentos, gestão de desempenho e desenvolvimento de lideranças.
“Apoiamos a governança da gestão de pessoas com práticas para fortalecer o propósito, melhorar o ambiente de negócios, desenvolver e cuidar das pessoas, reposicionar a marca do crédito perante a indústria e alavancar os resultados”, destacou Morreale.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que também é diretor executivo de Negócios do Sicoob Credifiemg, ministrou a palestra Visão de Futuro, na qual abordou desafios econômicos, competitividade e sustentabilidade operacional no cooperativismo financeiro.
Roscoe destacou que a cooperativa adotou decisões estratégicas que preservaram a estrutura financeira e mantiveram o foco no cooperado, evitando pressões comerciais e expansão excessiva. Ele reforçou ainda que o Sicoob Credifiemg não adota práticas de metas que prejudiquem o cooperado. “Aqui vocês trabalham em um lugar onde isso não é exigido. Eu quero um produto bom para o cooperado. O cooperativismo trabalha efetivamente para ajudar as pessoas”, destacou.
O encontro foi encerrado com um brinde simbólico que marcou o “Pacto para o Futuro” e pelo compromisso coletivo com crescimento sustentável, governança e fortalecimento da cooperativa.
Clique aqui para visualizar as fotos do encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG