No terceiro dia de Imersão Indústria, uma palestra, em formato de bate-papo, trouxe à tona os desafios e soluções para manter equipes engajadas, saudáveis e produtivas. O debate ocorreu nesta quarta-feira, 25, no Minascentro.
Sofia Trombetta, diretora de Pessoas, Saúde e Bem-estar da ArcelorMittal Aços Longos, LATAM & Mineração Brasil; Bárbara Nogueira, psicóloga e diretora da Prime Talent Executive Search; e Laydyane G F, Diretora Executiva do Instituto Gaki, abordaram o tema “Uma crise humana: como ajudar seus colaboradores a recarregarem a energia”.
Pontos de destaque:
Laydyane trouxe dados relevantes: segundo uma pesquisa divulgada em 2021 pela FORBES, colaboradores felizes eram 31% mais produtivos e 300% mais inovadores. Em uma demonstração prática, a diretora conduziu os participantes em uma técnica respiratória para controle da ansiedade. “Inspirar rapidamente, contar até três e expirar devagar, contando até seis, ajuda no controle da ansiedade”, explicou. Laydyane também ressaltou a importância de valorizar o esforço individual. “CNPJ = CPF 1+CPF 2 + CPF 3”, disse, enfatizando que as empresas são feitas de pessoas. Ainda, salientou a importância da vocação como um dos pilares da felicidade e encerrou esse assunto com uma citação de Stanford: “Gerencie energia e não o tempo”.
Bárbara Nogueira reforçou a importância de se entender cada indivíduo em sua singularidade e como o trabalho de escuta impacta diretamente na produtividade e felicidade no trabalho.
Sofia Trombetta, por sua vez, falou um pouco sobre o programa “Carreira em Movimento” da ArcelorMittal, uma iniciativa para entender os pontos motivadores dos funcionários da organização. Sofia também abordou como a empresa tem se esforçado para incluir as famílias dos colaboradores na cultura corporativa, buscando um equilíbrio entre carreira e vida pessoal.
Jornada de quatro dias de trabalho: uma realidade próxima?
Um dos pontos altos da discussão foi o tema da jornada de quatro dias de trabalho. Laydyane citou um estudo da FGV que revela que, “em oito horas de trabalho, somos produtivos por apenas três”. Ela questionou se é possível adaptar isso à realidade industrial.
Bárbara ponderou que as organizações ainda não estão totalmente preparadas para essa mudança. “A produtividade é muito maior quando o trabalhador está descansado. Existem cases sobre isso”, disse.
Já Sofia Trombetta mencionou que algumas unidades da ArcelorMittal já adotam este modelo, de uma forma diferenciada. “Existem turnos que trabalham quatro dias e ficam quatro em casa. Precisamos estudar para quem e onde isso se aplica”, concluiu.
Com esta rica troca de experiências e ideias, o Imersão Indústria promoveu uma profunda reflexão sobre o futuro do trabalho na indústria e as melhores práticas para garantir o bem-estar dos colaboradores.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig, Vale e Copasa são os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O apoio é da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG