A nova diretoria do programa FIEMG Jovem tomou posse na última sexta-feira (2/2), com Izabella Rodrigues Lages na presidência. Primeira mulher a ocupar o cargo, a empresária assume a função pelo biênio 2024/25, no lugar de Matheus Pedrosa. A oficialização dos diretores aconteceu na sede da Federação, em Belo Horizonte, em um seminário de integração que reuniu aproximadamente 200 jovens empresários novatos e participantes do programa, além de dirigentes sindicais e representantes de entidades jovens de todo o país.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, parabenizou a nova presidente e diretores e deu boas-vindas aos empresários e empresárias recém-chegados ao programa “O FIEMG Jovem é um convite para vocês se engajar nesse movimento de transformação do nosso país e da representatividade da classe empresarial. Então, o futuro do Brasil com certeza está nas mãos de vocês”, disse.
“Todos vocês aqui são líderes até porque isso faz parte do processo seletivo. E a dificuldade de falar de liderança para 200 líderes é enorme porque vocês não vieram aqui aprender, mas vieram aqui para descobrir. Vocês vieram aqui para se entenderem como líderes e como cada um de vocês pode influenciar seu raio de ação”, disse Matheus Pedrosa, que destacou ainda o lema do programa. “Mais do que apenas liderança, gerar propósito, gerar sentido, gerar prosperidade. Essa é a liderança abnegada que constrói porque o papel do líder é servir e não ser servido”.
Empossada, Izabella evidenciou a sua gratidão pela escolha para a presidência do FIEMG Jovem, além de destacar a sua trajetória e o seu compromisso com o programa. “Eu tenho certeza que essa será uma experiência única que vai me acrescentar muito como pessoa e como profissional. E vou me doar ao máximo para fazer com que esse programa seja, de fato, um programa que vocês gostem da mesma forma que eu”, disse.
Além de Izabella, os novos diretores são Matheus Menezes Vaz e Sousa, de ESG; João Pedro Vieira Savoi, de Relacionamento; Natália Cristina Ferreira, de Gestão; Marina Balsamão Vaz, de Comunicação; Thalita Greggio Vieira, de Conteúdo; e Tasso Foresti Galhano, de Associativismo.
Mesa redonda
Uma mesa redonda formada pela presidente recém-empossada Izabella e os ex-presidentes e ex-dirigentes do FIEMG Jovem Humberto Noronha, Antonio Claret, Graciele Reis Grossi e Gustavo Macena debateu a importância do programa na história de cada um deles. “Valorizem esses espaços e esse acesso que a gente tem aqui porque amanhã ele vai fazer muito sentido”, disse Claret em referência à relevância do FIEMG Jovem para os seus integrantes. Já a assessora de Desenvolvimento Sindical, Laila Katina, fez um panorama da estrutura da FIEMG para que todos os novatos conhecessem o funcionamento da entidade, bem como as soluções à disposição dos mais variados segmentos da indústria representados na atual formação do FIEMG Jovem.
“Sede de Vencer”
O evento foi encerrado com a palestra “Sede de Vencer”, do fundador da cervejaria Walls, José Felipe Carneiro, que falou sobre a história da empresa e a trajetória dele à frente do negócio. “As pessoas olham para mim e para o meu irmão, que hoje está na Califórnia à frente de uma indústria de bebidas e exportando para mais de 20 países, e dizem ‘que sucesso’. Mas a verdade é que eu sou um simples colecionador de fracassos. Eu tive mais de CNPJs que faliram, quebraram, fracassaram, reduziram-se a pó, tiveram dívidas, REFIS, problemas, e as pessoas continuam pra mim hoje em dia e dizendo: ‘O cara que teve sucesso”, disse.
Por fim, Carneiro salientou as oportunidades de aprendizado proporcionadas pelo FIEMG Jovem. “O importante é competir para querer vencer e a gente tem que ter essa mentalidade de disputar para ser o melhor. Não significa que você vai ganhar sempre, mas que você está entrando ali porque tem vontade de ganhar. Vocês estão entrando no FIEMG Jovem e têm a possibilidade de redefinir o futuro da sua indústria e do país”, concluiu.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG