A FIEMG Jovem marcou presença de destaque no IV Encontro Nacional dos Jovens Industriais, realizado de 25 a 27 de outubro na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. Com cerca de 30 membros, a delegação da FIEMG Jovem se destacou como a maior e mais vibrante do evento, reunindo participantes de 12 Federações brasileiras.
O encontro reuniu jovens industriais de todo o país para discutir temas de extrema relevância para o futuro da indústria brasileira. A programação incluiu palestras e painéis sobre empreendedorismo, inovação, sucessão e governança, além de visitas técnicas a indústrias gaúchas.
Na abertura do evento, o anfitrião, Gilberto Porcello Petry, presidente da FIERGS, ressaltou a importância de preparar as novas gerações para enfrentar os desafios e conduzir as empresas e as entidades industriais em direção ao sucesso.
O presidente da FIEMG Jovem, Matheus Pedrosa, enfatizou a importância do encontro para o desenvolvimento de lideranças no setor industrial. “A indústria é o eixo-chave de qualquer país desenvolvido”, enfatiza o jovem líder lembrando, também, que a importância dos programas de formação de liderança é para que o empresariado tenha uma nova mentalidade e um novo comprometimento com a sociedade brasileira e com o setor industrial.
Outro destaque do evento foi a palestra magna com André Gerdau, vice-presidente do Grupo Gerdau, que compartilhou lições inspiradoras de líderes transformadores. Gerdau, que faz parte da quinta geração familiar dentro da companhia, abordou a jornada de transformação da empresa ao longo de seus 122 anos, sendo a maior delas, a sucessão do cargo máximo da empresa, que, desde 2018, passou a ser de Gustavo Werneck, primeira pessoa fora da família Gerdau a ter essa posição.
Para João Savoi, membro da FIEMG Jovem, o evento vem fortalecer o associativismo e promover o networking entre os jovens industriais. “É uma oportunidade para conhecer os jovens de outros setores e realidades, em outros Estados, e mostrar para a sociedade a importância da indústria no cenário econômico nacional”, destacou.
Já a diretora de ESG na FIEMG Jovem, Juliana Dias, ressalta a importância do encontro para fortalecer o movimento jovem e preparar as novas lideranças. “Nós somos o futuro da indústria, e se não nos movimentarmos, entregamos nosso futuro nas mãos de outras pessoas”, afirmou.
Letícia Rodrigues, também membro da FIEMG Jovem, enfatizou a relevância do evento para auxiliar as empresas no crescimento e fortalecer as equipes. “Esse tipo de movimento é super importante para nós jovens industriais”, disse.
Carta de intenção enviada ao novo presidente da CNI
Além das atividades do encontro em Porto Alegre, as 12 Federações presentes aproveitaram a oportunidade para firmar um termo de compromisso, uma carta endereçada ao novo presidente do CNI, Ricardo Alban, pedindo a oficialização de um grupo para estabelecer e gerenciar políticas de desenvolvimento de liderança para a indústria. Matheus Pedrosa, presidente da FIEMG Jovem, destacou o compromisso com o futuro da indústria brasileira, preocupado com questões como ESG, governança e inovação.
Com a próxima edição do encontro marcada para 2024 na Bahia, com a FIEB como anfitriã, a FIEMG Jovem e os demais participantes demonstraram que estão prontos para continuar impulsionando a indústria brasileira rumo a um futuro de sucesso e inovação.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG