Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
FIEMG
  • Desenvolvimento Sindical
  • Credifiemg
  • Sindicatos Empresariais
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale conosco
  • Desenvolvimento Sindical
  • Credifiemg
  • Sindicatos Empresariais
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale conosco

Início » FIEMG recebe simpósio com ministros do STF e TST sobre direito e agroindústria

Notícias
Desenvolvimento Industrial

FIEMG recebe simpósio com ministros do STF e TST sobre direito e agroindústria

Evento será realizado no próximo dia 22, de 18h30 às 21h, e é aberto ao público; inscrições já estão abertas

Por tmota
  • 18/11/2024
  • | 2:17 PM

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) vai sediar no dia 22 de novembro o simpósio Simpósio Regional de Direito e Agroindústria – “Desafios Constitucionais e Trabalhistas”. O evento contará com a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, além de palestras de importantes autoridades do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Promovido pelo Centro de Excelência em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), o Simpósio integra o projeto pedagógico do Curso de Pós-graduação em Direito e Agronegócio da instituição, é aberto ao público e acontecerá no auditório da sede da FIEMG (avenida do Contorno, 4456, bairro Funcionários – Belo Horizonte) de 18h30 às 21h. As inscrições custam R$ 50 e os interessados podem se inscrever, clicando aqui. 

O evento tem como objetivo discutir as principais questões jurídicas que afetam a agroindústria brasileira, um setor que representa cerca de 20% do PIB nacional, gera mais de 19 milhões de empregos diretos e indiretos e é responsável por aproximadamente 40% das exportações do país.

A agroindústria tem um papel central na economia brasileira, e as decisões do STF e do TST sobre temas ambientais e trabalhistas impactam diretamente o setor. A parceria entre os ministros das duas Cortes tem como foco permitir uma maior interação entre o setor agroindustrial e o Poder Judiciário, proporcionando um ambiente de diálogo que contribua para decisões mais equilibradas, democráticas e alinhadas às especificidades do setor.

O evento oferece uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os principais atores do setor e do Poder Judiciário, com o objetivo de contribuir para um ambiente de negócios mais justo e produtivo para o agronegócio brasileiro.

Além da ministra Cármen Lúcia, também participarão do evento o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Caputo Bastos, e mais três ministros do TST: Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, Douglas Alencar Rodrigues e Alexandre Luiz Ramos. Cada um deles fará uma palestra sobre um tema específico relacionado ao tema principal do simpósio. 

Confira a programação de palestras abaixo:

·  19h – Inovações Tecnológicas e a Legislação Trabalhista: Uma Análise Setorial – ministro Guilherme Bastos;

· 19h15 – O Direito do Trabalho no Contexto do Agronegócio: Desafios Atuais – ministro Douglas Alencar; 

· 19h30 – Desafios Jurídicos Trabalhistas na Sustentabilidade no Setor Agropecuário – ministro Alexandre Ramos;

· 19h45 – Agronegócio e Direito Ambiental: Um Diálogo Necessário” – ministra Maria Peduzzi;

· 20h –“A Constituição Brasileira e a Proteção ao Trabalho Rural – ministra Cármen Lúcia;

Thaís Mota
Imprensa FIEMG

últimas notícias

Agenda tarifaço Washington (2)
Presidente da FIEMG articula reação conjunta com setor privado americano contra tarifas de Trump
05/09/2025
Leia mais
metalurgia set
Indústria mineira debate impactos do tarifaço norte-americano e desafios sociais em reunião da FIEMG
04/09/2025
Leia mais
Thumb nova 512 x 512 (1)
ENA 2025 tem inscrições abertas e vai reunir os maiores nomes da automação industrial no Brasil
02/09/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

4020 9030

Ouvidoria:

0800 181 8189

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça a Associativismo

Fale Conosco

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Licitações e Compras

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒