Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
FIEMG
  • Desenvolvimento Sindical
  • Credifiemg
  • Sindicatos Empresariais
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale conosco
  • Desenvolvimento Sindical
  • Credifiemg
  • Sindicatos Empresariais
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale conosco

Início » Fórum Emprego e Renda debate programa Nova Indústria Brasil

Notícias
Desenvolvimento Industrial

Fórum Emprego e Renda debate programa Nova Indústria Brasil

Economista elencou algumas características da estrutura econômica do país que, muitas vezes, impactam o desenvolvimento da indústria nacional 

Por tmota
  • 09/05/2024
  • | 4:38 PM
Economista elencou algumas características da estrutura econômica do país que, muitas vezes, impactam o desenvolvimento da indústria nacional 
Lucas Nolasco/FIEMG

Em reunião nesta quarta-feira (8/05), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, o Fórum Estadual Emprego e Renda retomou o debate sobre importantes temas para o desenvolvimento do país e do setor produtivo. 

O encontro foi aberto pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que também é presidente do Fórum. “O objetivo desse Fórum é intensificar o diálogo, trazer iniciativas apoiadas por ambos os lados e promover o desenvolvimento da indústria para que juntos possamos fazer a diferença”, destacou.

Em seguida, foi realizada a eleição de Andreia Diniz, presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), como nova copresidente do colegiado, que reúne representantes dos trabalhadores, das empresas e do governo. Ela assume o cargo no lugar de Marco Antônio de Jesus, por um mandato de um ano.  

Na sequência, o economista Diogo Santos apresentou uma nota técnica elaborada pela Fitmetal e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) sobre o programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado no início deste ano pelo governo federal. “Olhando para o futuro não há outro caminho de desenvolvimento para o Brasil que não passe necessariamente pela modernização e transformação da nossa estrutura produtiva, e no coração dela está a indústria”, disse. 

Santos apresentou o cenário macroeconômico do país e seus impactos sobre a indústria nacional. Além disso, recuperou o histórico de políticas industriais apresentadas no Brasil nos últimos 20 anos e seus problemas. “Nós tivemos várias rodadas e tentativas de política industrial ao longo deste século. Nos primeiros governos do Lula, nós tivemos três edições de política industrial até o fim do governo da presidente Dilma [Rousseff]. E depois, três documentos dos governos [Michel] Temer e [Jair] Bolsonaro que também indicavam a intenção de fomentar o desenvolvimento industrial. No entanto, ao longo de todo esse período, a política industrial foi uma medida compensatória para a indústria em relação aos demais problemas que temos na economia. Digo isso porque a política industrial é uma parte do todo da economia, se o restante que está em volta da política industrial joga contra o desenvolvimento industrial, sobra para a política industrial uma pressão enorme para compensar o que as demais políticas causam de negativo para a indústria. Então, nós temos um problema macroeconômico sério desde os anos 1990, com os juros altíssimos, a questão da taxa de câmbio que sempre favoreceu importação de produtos e desfavorecia a produção interna e o regime fiscal que também travava a capacidade do Estado de induzir o crescimento e, nos últimos anos, não tivemos uma melhora desses parâmetros de funcionamento da economia”, disse.

No entanto, ele destacou a importância do NIB para o cenário atual do país, especialmente em um contexto de políticas industriais em vários países do mundo e falou sobre a necessidade que o tema ganhe o debate público junto à sociedade. “Esse não é um tema técnico e que se resolve no gabinete de um ministro. Esse é um tema que precisa ganhar a sociedade para avançar, assim como o mercado financeiro ganha a sociedade todos os dias com a agenda deles. Quem está lutando pela agenda da indústria na sociedade, pela agenda do desenvolvimento social? Somos nós. Nós temos a responsabilidade de encampar a dimensão da mobilização da sociedade em torno dessa agenda”, disse.

Após a apresentação do economista, o tema foi debatido entre os presentes. Em seguida, o economista-chefe da FIEMG, João Gabriel Pio, juntamente com o gerente de Meio Ambiente e Relações Institucionais da entidade, Thiago Rodrigues Cavalcanti, apresentaram o estudo realizado pela Federação sobre os impactos da realização da Stock Car em Belo Horizonte. Também apresentaram, juntamente com a gerente de Energia, Tânia Mara Santos, um estudo sobre a importância das hidrelétricas na matriz elétrica brasileira e no processo de transição energética.

Na reunião foi definido ainda que o próximo encontro do Fórum Estadual Emprego e Renda acontecerá em 26 de junho, no Centro de Inovação e Tecnologia do Senai, em Belo Horizonte. 

Thaís Mota
Imprensa FIEMG

últimas notícias

Sindinova - Missão Argentina (2)
Sindinova marca presença em missão à Argentina com recorde de negócios internacionais
06/06/2025
Leia mais
Missão Japão
Empresários mineiros veem grandes oportunidades na Missão ao Japão
06/06/2025
Leia mais
Prêmio Internacional de Sustentabilidade Brasil Portugal_250 x 250 px (1)
Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Internacional de Sustentabilidade Brasil – Portugal 2025
06/06/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

4020 9030

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça a Associativismo

Fale Conosco

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Licitações e Compras

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒